Página Inicial / Notícias / Pastoral Familiar promove 10º Simpósio Nacional das Famílias online

Pastoral Familiar promove 10º Simpósio Nacional das Famílias online

Marcado para o dia 23 de maio, o 10º Simpósio Nacional das Famílias será realizado de forma online. O evento presencial, em Aparecida (SP), foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) se comprometeu a oferecer as palestras e comunicados do simpósio por meio da internet. Assim, a programação do evento online será transmitida ao vivo pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube.


O 10º Simpósio Nacional das Famílias tem como tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52). Será ocasião para aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.
“Há muito a Igreja do Brasil tem favorecido o trabalho com as famílias, especialmente por meio da Pastoral Familiar. Ela cresce e se aprimora através das diversas formações nacionais, regionais, diocesanas e paroquiais”, recorda a CNPF em carta assinada pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pelo assessor, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf. No texto, apontam o simpósio como um dos “momentos formativos mais significativos, além de espaço de convivência e conhecimento mútuo” entre os agentes das Pastoral.

Programação
As transmissões do Simpósio serão divididas em dois momentos: das 8h às 12h e depois das 14h às 18h. (horário de Brasilia).
A programação inicia com uma conferência da qual participarão os bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, o assessor e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar.
Na sequência, haverá a oração do terço, conduzido pelo Regional Sul 2 e com a participação de agentes da Pastoral Familiar das cinco regiões do Brasil.
O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom Ricardo Hoepers, partilhará uma palavra introdutória com todos os participantes e conduzirá para o momento de aprofundamentos. A palestra inicial será com o padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina (PR), pós-doutor em Teologia Moral e Familiar. Ele vai falar sobre o tema central do Simpósio.
Ainda na parte da manhã, haverá palestra sobre o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, informes do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, testemunhos e momento musical.
Na parte da tarde, a programação terá mesa mediada por dom Ricardo Hoepers com aprofundamento de temas por especialistas. O coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumman, falará sobre família e violência. A doutora em Teologia, Maria Inês de Castro Millen, oferecerá uma reflexão sobre os valores morais na família. Já o padre Márcio Tadeu falará sobre família e escola. Outras reflexões na mesa serão afetividade e sexualidade e aspectos lúdicos da educação.
Ao final das atividades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar retorna à programação para interação com os internautas. Logo na sequência, haverá missa ao vivo presidida por dom Ricardo Hoepers, direto de Rio Grande.

CNBB organiza lives com bispos do Brasil para discutir o enfrentamento ao Coronavírus

Você pode Gostar de:

Sábado, una-se ao Papa para a oração do Terço nos Jardins Vaticanos

Direto da Gruta de Lourdes, nos Jardins Vaticanos, o Papa Francisco reza o Terço na …