Página Inicial / Notícias / Museus Vaticanos e as Vilas Pontifícias reabrem ao público

Museus Vaticanos e as Vilas Pontifícias reabrem ao público

O extraordinário complexo museológico do Vaticano pode ser visitado novamente, respeitando as regras de higiene e distância a partir de 1º de junho. As Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo reabrirão no dia 6 de junho.
Amedeo Lomonaco – Cidade do Vaticano

Após quase três meses de fechamento devido à emergência sanitária, os Museus do Vaticano reabrirão ao público. A partir de 1º de junho será possível visitar novamente este grande tesouro em segurança, que combina tradição e inovação e preserva coleções extraordinárias como as egípcias, etruscas, gregas e romanas, cristãs e epigráficas. Neste lugar irradiado por uma beleza que enche os olhos de maravilha e encantamento, há também obras-primas da pintura de diferentes séculos e tesouros da humanidade, como as Salas de Rafael e a Capela Sistina com afrescos de Michelangelo. O roteiro expositivo dos Museus, fundado pelo Papa Júlio II no século XVI, também é enriquecido pelas artes decorativas, coleções etnológicas, coleções históricas e obras de arte moderna e contemporânea.

Novidades
A reabertura em 1º de junho será acompanhada por um “espírito renovado de compartilhamento” do extraordinário “patrimônio universal da história, da arte e da fé”. É o que aponta Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, acrescentando que a reabertura também será marcada por importantes novidades, como a restauração do Salão de Constantino, uma das quatro salas de Rafael. Outras novidades, acrescenta Barbara Jatta, dizem respeito à Pinacoteca Vaticana: a oitava sala dedicada a Rafael, que neste ano completa 500 anos de sua morte este ano, está completamente restaurada.

Para entrar nos Museus
Andrea Arcangeli, Diretor Adjunto da Direção de Saúde e Higiene, lembra que para entrar nos Museus Vaticanos deve-se respitar as regras de higiene e distância. Todos os visitantes serão submetidos ao controle da temperatura corporal através de equipamentos termométricos. A entrada só será permitida com o uso da máscara. Durante o horário de abertura ao público, haverá sempre um plantão médico no local. As modalidades de visitas serão definidas de acordo com uma programação extraordinária que poderá ser revista de acordo com a evolução da situação de emergência.

Ônibus panorâmico nos Jardins
Para organziar melhor a entrada dos visitantes, será obrigatória a reserva on line. Pode ser feita diretamente do site oficial www.museivaticani.va. Neste período não será aplicado o custo da taxa de pré-venda de 4 euros. Além das várias e encantadoras propostas para visitas, há também, como novidade, um passeio de ônibus aberto, ecológico e panorâmico, para conhecer os Jardins do Vaticano que proporciona acesso exclusivo e direto ao coração verde do Estado da Cidade do Vaticano, através de uma entrada lateral sem a necessidade de passar pelos Museus.

Horários de abertura
O horário de abertura dos Museus será variável: de segunda a quinta-feira as Coleções Pontifícias permanecerão abertas das 10h às 20h, com última entrada às 18h (saída dos setores do museu a partir das 19h30). Às sextas-feiras e sábados das 10h às 22h, com última entrada às 20h (a saída de dentro dos museus inicia 21h30). Durante estes dois dias será possível combinar a visita com um aperitivo servido no fascinante cenário do “Pátio da Pigna” (reserva obrigatória, sujeita a disponibilidade limitada de lugares em conformidade com as normas de segurança). A abertura gratuita no último domingo do mês está atualmente suspensa.

Reabertura das Vilas Pontifícias
Além dos Museus do Vaticano, estarão abertas as visitas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo com seus maravilhosos jardins exclusivamente aos sábados e domingos, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h. Todos os visitantes serão submetidos a controle de temperatura e será obrigatório o uso de máscaras. As reservas podem ser feitas no site oficial dos Museus do Vaticano. O Trem das Pontifícias Vilas, que sai todos os sábados da Estação do Vaticano, está suspenso.

Você pode Gostar de:

Sábado, una-se ao Papa para a oração do Terço nos Jardins Vaticanos

Direto da Gruta de Lourdes, nos Jardins Vaticanos, o Papa Francisco reza o Terço na …