Página Inicial / Notícias / A Igreja e o bioma Amazônico são o foco de publicações recentes da Edições CNBB

A Igreja e o bioma Amazônico são o foco de publicações recentes da Edições CNBB

A Amazônia está no foco de quatro recentes publicações que a Edições CNBB, a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, disponibiliza para aprofundar a realidade de um dos biomas mais importantes para o equilíbrio do planeta. Duas delas tratam da publicação do texto, na íntegra, da exortação apostólica pós-sinodal do Santo Padre Francisco: “Querida Amazônia”, sendo uma edição como “Documentos pontifícios”, uma edição do próprio Vaticano e outra edição de luxo.
Com a exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia, o Papa Francisco quer expressar os sentimentos que lhe assomaram durante o percurso do Sínodo Pan-Amazônico, cujo ponto alto foi a realização do evento em outubro de 2019, em Roma. O seu desejo é o de oferecer um breve quadro de reflexão que encarne na realidade amazônica uma síntese de grandes preocupações já manifestadas em documentos anteriores, que ajude e oriente para uma recepção harmoniosa, criativa e frutuosa de todo o caminho sinodal.
A outra publicação é o primeiro e o segundo volume da coleção “Amazonizar” organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Segundo a Repam, a coleção quer revelar a necessidade conhecer para amar, proteger e defender a criação, em um processo permanente de escuta dos povos e do planeta. “A coleção buscar apresentar as palavras mais significativas a respeito do meio ambiente e do desafio ecológico, visando uma leitura cristã sobre os cuidados com a criação e sobre a promoção de uma vida digna para todos”, diz o texto de apresentação da publicação.
Uma das grandes contribuições do primeiro volume da coleção, é sistematizar em um só lugar o conjunto de “discursos, audiências e homilias” proferidas pelo Santo Padre desde o início de seu magistério, em 2013. No último capítulo, intitulado “Uma Grande Esperança” o leitor encontrará um texto inédito do Papa Francisco sobre a questão ambiental como um grande desafio dos tempos atuais. O caminho de reflexão proposto pelo Santo Padre circula em torno de quatro palavras: “dom, arrependimento, oferta e fraternidade”.
“Essas quatro palavras traduzem uma visão da realidade e da criação, mas também indicam um caminho de cura da necessidade de posse, de poder e de abuso, em direção à partilha, à colaboração e ao respeito”, conclui o Papa afirmando que este é um caminho que leva à fraternidade universal apontada por São Francisco de Assis.
A Edições CNBB lançou também o segundo volume da coleção Amazonizar cujo título é “Por uma Igreja com rosto Amazônico”. Este segundo volume da coleção Amazonizar faz memória da experiência dos dias de intenso trabalho na assembleia sinodal, de modo que as discussões não estejam restritas somente para quem esteve em Roma, mas que alcancem aquilo que foi experimentado e anunciado naquele grande evento eclesial que marcou, e provavelmente marcará para sempre, a história da Igreja da Pan-Amazônia e de todo o mundo.
As quatro publicações podem ser encontradas e adquiridas no blog da Edições CNBB.

A Igreja e o bioma Amazônico são o foco de publicações recentes da Edições CNBB

Você pode Gostar de:

Encontro Estadual de Coordenadores RCC MT

ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DE GRUPO DE ORAÇÃO E NÚCLEOS. Dias 05 e 06 de …