Página Inicial / Notícias / Barco-Hospital Papa Francisco se une na luta contra a Covid-19

Barco-Hospital Papa Francisco se une na luta contra a Covid-19

O Barco-Hospital Papa Francisco oferece acesso à saúde básica às pessoas que moram nas proximidades dos rios, no interior do Amazonas. Nascido da provocação do Papa Francisco ao frei Francisco Belotti, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, ainda em 2013, o barco é a concretização do projeto assumido pelos frades, que prestaram auxílio a dois hospitais que precisavam de ajuda no território da diocese de Óbidos, no Pará. Após atender ao chamado de missão na Amazônia feito pelo Papa Francisco, os frades puderam conhecer a realidade e pensaram em como levar mais saúde aos ribeirinhos, com o apoio de dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos.
A embarcação cruza as águas do Rio Amazonas oficialmente desde setembro do ano passado, mas em julho foi inaugurado e em agosto o barco já realizava atendimentos em Óbidos (PA) e Belém (PA). Prestes a completar um ano de atuação, de lá para cá já foram realizados mais de 46 mil atendimentos, distribuídos em municípios que margeiam o Rio Amazonas (Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa).


Com 32 metros de comprimento, a embarcação conta com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para serviços médicos de raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico, e ainda, leitos de internação. A Congregação das Pequenas Missionária de Maria Imaculada auxilia também no atendimento hospitalar.
Em entrevista ao portal da CNBB, frei Joel Sousa, que integra a coordenação da comitiva do barco, celebrou a existência de um ano do projeto na vida do povo amazônico. “Essa embarcação já fez grandes milagres na vida do nosso povo ribeirinho, levando a saúde e a esperança”, disse.
Como também somos chamados a sermos uma igreja em saída, somos um hospital em saída que vamos ao encontro”, afirmou o frei Joel.

Funcionamento em tempos de Covid-19
Em tempos de covid-19, a embarcação não poderia deixar de prestar atendimentos aos mais necessitados. “Não podíamos estar fora dessa luta. Nos unimos, nos reorganizamos em nossos atendimentos para juntos também lutarmos contra a Covid-19”, disse frei Joel.
“Estamos lutando e procurando levar saúde diante da necessidade do nosso povo, principalmente aqueles que estão precisando desse momento”, reiterou.
Frei Joel explicou que os atendimentos estão sendo feitos com o apoio de profissionais da área da saúde, através de atendimento clínico.
A comitiva também ajuda na conscientização da população atendida. “Estamos principalmente atendendo os sintomas gripais e sintomas de Covid-19 leves, ambulatoriais. O médico realiza as consultas e também entregamos remédios, junto à secretaria de saúde local”, finalizou.

Prestes a completar um ano, Barco-Hospital Papa Francisco se une na luta contra a Covid-19

Você pode Gostar de:

Encontro Estadual de Coordenadores RCC MT

ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DE GRUPO DE ORAÇÃO E NÚCLEOS. Dias 05 e 06 de …