Página Inicial / Notícias / Homilia Santa Missa Domingo 35º Vinde e Vede/2021

Homilia Santa Missa Domingo 35º Vinde e Vede/2021

2º DIA: 35º. VINDE & VEDE-2021 – RCC

EU… VOCÊ… JESUS… E OS MARGINALIZADOS!!
Também a história no campo religioso passou a considerar o LEPROSO como um “vivo-morto”!! A primeira leitura de hoje do livro do Levítico testemunha este lado triste da história da humanidade: o aspecto religioso era o primeiro, e, mais importante do que o aspecto médico sanitário!! O leproso era uma espécie de excomungado, banido da sociedade! A lei era: “A pessoa atingida por esse mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos soltos/desgrenhados, a barba coberta… gritando: “Impuro!! Impuro…!!” Deve ficar isolado e morar fora do acampamento”! Veja: tornava-se um espantalho vivo, devia ser reconhecido de longe… Pior ainda, devia viver gritando a todos sua marginalidade e pericolosidade!!
Talvez, Você está se escandalizando com isso tudo!! Porém, em nossa sociedade há igual discriminação e marginalização… e, quanta discriminação, quanta marginalização!!
Minha irmã, meu irmão… essa situação era mais grave no tempo de Jesus… sabe por que? Porque tudo girava em torno do puro/impuro!! A religião era assim… no tempo de Jesus!
O leproso certamente sabia disso. Diante disso, o leproso relatado por Marcos no Evangelho… (Mc 2,1-12) o leproso toma uma decisão radical: não vai ao sacerdote que deveria declará-lo um IMPURO…, mas o leproso vai a Jesus… ajoelha-se diante dele e pede: “Se quiseres, podes curar-me!!” Reconhece que o poder da cura que o tira da marginalidade não vem da religião dos sacerdotes, e sim… de Jesus!
O leproso ao invés de ficar à distância e gritar sua marginalização aproxima-se e manifesta sua adesão a Jesus… Viola a lei para ser curado!!! Jesus também “viola a lei…’ “… estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica curado!! Imediatamente a lepra desapareceu, e o leproso ficou curado!!”
Esse 35º. VINDE & VEDE-2021 é um momento para levantarmos algumas perguntas: Você não acha que “pessoa preconceituosa” está acometida de “pior lepra…”!? Veja: Os preconceituosos atribuem um juízo de valor sobre determinado aspecto seja a classe social, a cultura, a religião, a etnia, a cor da pele, a preferência sexual, e, dentre outros preconceitos há os vividos nos meios sociais e virtuais:
O bullying e o cyberbullying são tipos de preconceitos que foram cunhados atualmente para designar as torturas física e verbal contra uma pessoa seja de maneira real ou virtual.
Concluindo… na brevidade do nosso tempo… e, por estarmos em Clima de Vinde & Vede, Você pode… e, deve, aplicar na vida espiritual para que esta energia provoque conversão no dia-a-dia de nossas vidas: Há ainda hoje pessoas das quais nos afastamos porque “não vamos com a sua cara”, “porque logo à primeira vista não simpatizamos com elas”, “porque as achamos chatas, antipáticas, pedantes”, ou, ainda por serem pobres, não estarem vestidas como manda a moda… Enfim, a lista nos nossos excluído pode ser grande!!… Nesse 35º. Vinde & Vede-2021 comecemos a diminuir os itens de uma “possível lista de nossos preconceitos…!!” Peçamos a “Jesus-cheio-de-compaixão…”: JESUS, ME CURE DESSA LEPRA DO PRECONCEITO…!!!” AMÉM!!!

Cuiabá, 14 de fevereiro/2021

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …