Página Inicial / Noticias do Mundo / Homilia – Santa Missa Segunda Feira 35º Vinde e Vede/2021

Homilia – Santa Missa Segunda Feira 35º Vinde e Vede/2021

3º DIA: 35º. VINDE & VEDE-2021 – RCC (HOMILIA – MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO)
“MÃE E O DISCÍPULO AO PÉ DA CRUZ” – Jo 19,25-27

Hoje, aqui do Rincão do Meu Senhor – em Várzea Grande, a Arquidiocese de Cuiabá está realizando este Mega-Cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano e do Movimento Mariano… não de maneira presencial-física, mas, de maneira on-line pelas nossas plataformas de comunicação,,, além da Rádio Bom Jesus – FM 92.7 on-line; estamos em Mega-Cenáculo pelo You Tube, Facebook, Site da Arquidiocese de Cuiabá, pelo Instagran…
O Papa João Paulo II disse uma vez ao Pe. Gobbi: “A tua paróquia é o mundo inteiro.” – Assim, esta missão chega para todos nós do Movimento Sacerdotal Mariano e do Movimento Mariano… HOJE!! Se presencialmente não nos é possível… somos uma “Paróquia-on-line” na Aldeia global que é o nosso Planeta Terra!! Nestes dois primeiros dias de Vinde & Vede – O Micare-Cristo e a Renovação Carismática Católica… as nossas Plataformas on-line de Comunicação mostraram em números que no primeiro dia o 35º. Vinde & Vede-2021 foi acompanhado por 30.060 acessos, e, ontem… 70.917 acessos… são um total de 100.977 (cem mil e novecentos e setenta e sete) acessos de pessoas acompanhando e vivendo conosco este 35º. VINDE & VEDE-2021… Sem contar os acessos pela Rádio Bom Jesus FM 92.7…!!!
A mensagem do Papa João Paulo II para o P. Gobbi é também para nós: “A tua paróquia é o mundo inteiro.” Países que fazem conosco esta “ciranda de fé, de comunhão… e, de esperança… são: Brasil – Estados Unidos – Argentina – Portugal – Angola – Croácia – Moçambique – Itália… e, outros!!
Hoje o Evangelho me convida… convida Você… para colocarmos o foco em Jesus na Cruz. Aí a gente pergunta…: qual o foco de Maria… a Mãe de Jesus!? Qual o foco de Jesus… olhando para Maria, e, João amparando Maria!?
Lá no casamento de Caná Jesus já fizera o ANÚNCIO a Maria de quem Ela seria Mãe mais abrangente respondendo ao pedido de Maria em favor dos noivos: “Mulher, que tenho a ver com isso, se a minha Hora ainda não chegou?” Jesus já indicava o papel que a sua Mãe haveria de desempenhar numa maternidade universal… Não a chamou de “Mãe”… mas, a universalizou dizendo-Lhe “Mulher”!! E junto à cruz Jesus faz a segunda Anunciação… a Maria! “Mulher, este é o teu filho!” Jesus não o chamou “JOÃO..”. mas no seu anonimato, João representava toda a humanidade. Ao discípulo amado disse: “Esta é a tua Mãe…!!” Maria começou a ser a Mãe de todos os que Jesus remiu: tornou-se a Mãe da humanidade!!
Este Mega Cenáculo no 35º. Vinde & Vede não acontece presencialmente… HOJE fazemos acontecer um Mega-Cenáculo virtual, on-line porque somos impulsionados por uma nova Espiritualidade: a Internet tem sorriso, tem calor humano… tem gente por detrás dos monitores, tem gente por detrás do mini-monitor: o tablet, o celular…!!!
O mundo todo está aos pés de tantas cruzes-sofrimentos…principalmente nos dias de hoje! Não é este o momento de detalhá-los, porém, um sofrimento em especial teve a força de fazer com que em poucos meses o mundo todo percebesse mais uma vez na história que “Deus nos colocou neste mundo uns para os outros!” – como dizia Dom Bosco.
Um dos sentidos necessários deste nosso Mega-Cenáculo é o de renovarmos com o Coração Imaculado de Maria a nossa fé e a nossa coragem, pois, coragem e fé… são maneiras de o AMOR se manifestar! Então, surge e ressurge a ESPERANÇA!!
Concluo esta breve homilia com o Papa São João Paulo II em suas palavras no “Encontro com os doentes, em 1982”: “Vós que viveis sob a provação, que vos defrontais com o problema da limitação, do sofrimento e da solidão interior diante dele, não deixeis de dar um sentido a essa situação. Na cruz de Cristo, na união redentora com Ele, no aparente fracasso do Homem justo que sofre e com o seu sacrifício salva a humanidade, no valor de eternidade desse sofrimento está a resposta. Voltai o olhar para Ele, para a Igreja e o mundo, e elevai o vosso sofrimento, completando nele, hoje, o mistério salvífico da sua cruz.»
“VIRGEM MARIA, “Quero ter os pés no chão,/ o coração em Deus,/ meus braços e mãos abertos/ a serviço dos irmãos e irmãs/ que de mim mais necessitam!”
“MARIA, “Quero me colocar/ em Tua escola,/ e QUERO ser “Eucaristia”/ para quem de mim se aproximar;/ quero sentir cada pessoa/ como um que faz parte de mim.” AMÉM! AMÉM!

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …