Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 28º Domingo Comum 10.10.2021

Liturgia – 28º Domingo Comum 10.10.2021

“A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer Espada de dois gumes!”
1.Acolhida
Celebrar a Eucaristia não é devoção dominical, mas é deixar-se envolver pelo mistério do amor divino que apaga os nossos pecados e alimenta nossa vida espiritual de filhos queridos de nosso Deus! Ela não é apenas envolver-se pela sabedoria da Palavra de Deus, mas ser curado de nossos pecados e ser alimentado divinamente pelo Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
Na véspera de sua morte, Jesus nos deixou seu Corpo e Sangue como alimento, como remédio e como redenção. Nós somos salvos pelo Sangue redentor de Jesus. Quando descobrimos esse mistério eucarístico, nós não podemos mais perder a celebração de uma única missa dominical! Perder a fé no Mistério da Eucaristia é desistir de nossa salvação eterna!

2.Palavra de Deus
Sb 7,7-11 – O dom da Sabedoria é mais precioso que reinos e pedras preciosas. A Sabedoria é mais importante que a própria saúde e a beleza física; ela é preciosa e se torna fonte de riqueza e de todos os bens espirituais e materiais.
Hb 4,12-13 – A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois cortes! Ela penetra em nosso íntimo e revela-nos todos os segredos do coração. A Palavra de Deus criou o universo e tornou a terra fecunda, linda e nossa mãe! (Mãe Terra… São Francisco).
Mc 10,17-30 – Os antigos adoravam os mais diversos ídolos, hoje e em todos os tempos adoramos o dinheiro! E Jesus exclama: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” A afirmação de Jesus encheu de espanto os seus discípulos!

3.Reflexão
O dinheiro ($) é um instrumento necessário para sobreviver neste nosso mundo, mas ele tem um poder de atração brilhante, quase irresistível, a tal ponto que o próprio Jesus reconhece ser difícil resistir-lhe!! O jovem rico do Evangelho, de vida honesta desde sua infância, recusou com tristeza o convite feito por Jesus: “Só uma coisa te falta: vai vende todos os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu… mas por ser muito rico, foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico!”
Mas se a situação do rico é esta, quem poderá salvar-se? A salvação é oferecida a todos e por todos nós Jesus derramou o seu Sangue para nos salvar!… Deus deve ter os seus segredos para chegar até o íntimo do coração humano e abrir caminho para a salvação dos ricos também! “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível! Mas é bom não facilitar em assunto tão sério: a salvação eterna! Façamos o bem com o dinheiro, neste mundo, porque nada dele levaremos para a eternidades!
Roguemos a Deus que nos conceda a abundância de sua Sabedoria; que ela seja mais poderosa que atração do dinheiro, que saibamos ser prudentes e generosos com os recursos materiais fazendo o bem para os necessitados, pois somente o bem praticado na terra pode ser levado para a eternidade! O bem praticado em favor dos necessitados tem um poderoso “banco” para ser depositado, lá os ladrões não conseguem entrar e roubar, lá ele não desvaloriza, não enferruja… pelo contrário, é a melhor capitalização que os homens podem fazer na terra.

“Amei-a mais que a saúde e a beleza (a sabedoria)E quis possuí-la mais que a luz pois o esplendor que dela irradia Não se apaga!”

Frei Carlos Zagonel.

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …