Página Inicial / Notícias / Salesiano Pe.João Neto realiza entrega da tese de Doutorado ao Papa

Salesiano Pe.João Neto realiza entrega da tese de Doutorado ao Papa

Pe. João Neto,salesiano pertencente a Inspetoria de MT e MS, e que já foi Vigário na Arquidiocese de Cuiabá, apresenta Tese de Doutorado na Itália.

“O tema de minha pesquisa doutoral “A relevância teológico-catequética do Ministério de Catequista” emergiu da realidade eclesial brasileira caracterizada como Igreja de comunhão e participação de todos os batizados, que desde o seu Diretório Nacional da Catequese (DNC) de 2006 possibilita e favorece a instituição do Ministério de Catequista. A experiência da CNBB na instituição desse ministério foi acompanhada por estudos e aprofundamentos, em autêntica atitude de acolhida da ação carismática do Espírito Santo e de fidelidade às orientações conciliares e magisteriais.


Diante da novidade da Carta Apostólica ‘Antiquum ministerium’ a problematização do campo teológico moveu-se também ao campo prático, por isso as experiências teóricas e pastorais de uma Igreja local puderam contribuir no discernimento e na elaboração da minha tese. A motivação para apresentar a relevância teológico-catequética do Ministério de Catequista observa a escolha de afrontar o desafio em reconhecer e valorizar a dimensão batismal e vocacional dos leigos na missão evangelizadora da Igreja, de modo específico dos responsáveis pela transmissão e educação da fé.
A solenidade da defesa do doutorado foi marcada por um ambiente de seriedade acadêmica e de muito interesse por parte de diversos e renomados catequetas presentes na sessão. Vale destacar a grande participação de professores, alunos, amigos e leigos que assistiram a defesa pública por meio da transmissão remota.
Toda a solenidade durou aproximadamente 2 horas e meia. Durante este período fui interrogado por professores doutores em Catequética (prof. Dr. Antonino Romano), Teologia Dogmática (prof. Dr. Antonio Escudero) e Sagrada Liturgia (prof. Dr. Damásio Medeiros). Tive a oportunidade de argumentar e aprofundar, a partir da tese, diversos elementos que formam os alicerces teológicos.


Eu tive a grande graça de ser recebido pelo Santo Padre após a Audiência Geral do dia 11 de maio. Nesse encontro, que ocorreu alguns dias depois de minha defesa, presentei-o com uma cópia de minha tese e atendendo o seu pedido fiz uma pequena síntese de todo o trabalho realçando a importância que este tema adquiriu durante o seu pontificado, por fim, fiz algumas considerações pessoais. Papa Francisco escutou-me atentamente e manifestou interesse ao fazer algumas ponderações ao ressaltar a atualidade o tema com o caminho eclesiológico da Igreja; ao final encorajou-me na continuidade das pesquisas e abençoou-me”.

 

Pe. João Neto, Salesiano de Dom Bosco

Você pode Gostar de:

Reunião do Conselho Permanente da CNBB

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza na quarta-feira e …