Página Inicial / Noticias do Mundo / Bispos do Regional Oeste 2 lançam Pacto Educativo em Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado

Bispos do Regional Oeste 2 lançam Pacto Educativo em Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado

A celebração do Pacto Educativo MT, entre a Faculdade Católica de Mato Grosso e o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seduc), reuniu, na manhã desta quarta-feira (15 de fevereiro), autoridades educacionais, políticas, militares e eclesiásticas. O convênio oferece 400 bolsas totalmente gratuitas para os cursos de graduação da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc-MT), em Cuiabá e Várzea Grande, e 840 bolsas para cursos desenvolvidos pelo Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (Icet), que vão ser realizados na Capital e em cidades do interior do Estado.


As vagas para os cursos de graduação, de acordo com os editais assinados e divulgados em 20 de janeiro deste ano, durante solenidade na Seduc, com a participação do vice-governador do Estado, Otaviano Olavo Pivetta, são destinadas a jovens que estudaram e concluíram o ensino médio em escolas estaduais. E os cursos técnico-profissionalizantes são para estudantes que estejam matriculados em unidades da rede de ensino.
De acordo com a diretora acadêmica da Unifacc-MT, professora-doutora Ana Maria Di Renzo, essa parceria vai transformar a vida de muitas famílias, justamente por oportunizar a inclusão ao ensino superior e a cursos profissionalizantes de jovens hipossuficientes, que não dispõem de recursos para investir em estudos para que possam se colocar no mercado de trabalho com profissão definida e com qualidade.
“Tenho muita satisfação, em nome do governo estadual, de participar da celebração desse programa que garante acesso à educação profissional de qualidade a jovens que querem se capacitar e não têm condições financeiras”, destacou o secretário de Educação, Alan Resende Porto, acrescentando que a Seduc vem obtendo excelentes resultados nos mais de 150 projetos educativos. “Nossa meta é colocar a educação estadual entre as cinco melhores do país”, frisou Alan Porto.
Além das bolsas de estudos integrais para os cursos de graduação e de ensino técnico-profissionalizante, o Pacto Educativo MT também destina 400 vagas totalmente gratuitas em curso de especialização lato sensu para profissionais do ensino lotados em escolas da rede estadual no Estado.
O presidente da Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), mantenedora da Unifacc-MT e do Icet, e bispo de Sinop, dom Canísio Klaus, apontou que o Pacto Educativo MT é a representação da igreja sinodal que caminha formando um grande projeto de comunhão. Ele classificou a celebração do programa como um momento especial, corajoso e concreto que vai ao encontro do Pacto Educativo Global instituído, em 2019, pelo papa Francisco.
“Assim, como diz o papa, temos de atuar na perspectiva do diálogo, de solidariedade universal para uma sociedade mais acolhedora. É preciso a cada instante reanimar o compromisso com as novas gerações, renovando a paixão pela educação mais aberta e inclusiva, ouvindo-as em conversas construtivas e compreensão mútua”, sublinhou o presidente da Adac, organismo do Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Mato Grosso.
O diretor-geral da Unifacc-MT e do Icet, professor-mestre padre Edson Sestari, reafirmou o compromisso da Católica de Mato Grosso em formar cidadãos e cidadãs capazes de colocar em prática, com conhecimento e sabedoria, projetos inovadores eficientes que façam a diferença no mercado de trabalho.
O dirigente, a exemplo de dom Canísio Klaus, assinalou a importância do projeto e a abrangência dos beneficiários diretos e indiretos, como os familiares dos bolsistas. Padre Edson Sestari lembrou de pessoas que contribuíram para que a instituição chegasse a esse patamar, entre as quais os bispos falecidos, dom Bonifácio Piccinini, emérito de Cuiabá, dom Juventino Kestering, de Rondonópolis, e dom Gentil Delazari, emérito de Sinop.
Ele também citou o economista Luiz Antônio Pagot e os prefeitos de Alto Paraguai (199 Km de Cuiabá), Adair José Alves Moreira, e de Rosário Oeste (103 Km da Capital), Alex Steves Berto, que, com visão política e administrativa, colaboraram para que o Pacto Educativo tornasse realidade.
Homenagem – O presidente da Adac, dom Canísio Klaus, e o diretor-geral, padre Edson Sestari, entregam em nome da instituição de ensino uma moção de aplausos e reconhecimento aos prefeitos de Rosário Oeste e de Alto Paraguai, ao economista Luiz Antônio Pagot, ao secretário de educação, Alan Resende Porto, ao vice-governador, Otaviano Olavo Pivetta, ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a secretária adjunta de Educação, a diretora da Escola Estadual Adalgisa de Barros, professora Valdelice de Oliveira Holanda, a professora-mestre Marisa Helena Alves e ao padre Antenor Petini.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa, na entrada central do Auditório da Faculdade Católica – Sedac, em Várzea Grande, que marca o Memorial do Pacto Educativo SEDUC/MT – ADAC/UNIFACC/MT: À Caminho da PUC/MT.
Participação – A celebração do Pacto Educativo MT foi prestigiado pelos bispos de Juína, dom Neri José Tondello, de Barra do Garças, Protógenes José Luft, de Rondonópolis/Guiratinga, Maurício da Silva Jardim, de Cáceres, dom Jacy Diniz Rocha e o emérito dom José Vieira, de Diamantino, dom Vital Chitolina, de Primavera do Leste/Paranatinga, dom Derek John Christopher Byrne, e de Cuiabá, dom Mário Antônio da Silva, e o diretor administrativo-financeiro da Unifacc-MT, professor-especialista padre Júlio Paulino da Silva.
Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, padre Evandro Stefanello, representante do diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, padre Hermenegildo Conceição Silva, Luiz Antônio Pagot, deputado estadual Lúdio Cabral, secretária adjunta da Seduc, Valdelice de Oliveira Holanda, diretores do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Kurt Everton Werberich, o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Dimorvan Alencar Brescancim, e o presidente do Conselho estadual de Educação (CEE-MT), . Gelson Menegatti Filho.
O evento também teve a participação de professores, coordenadores e estudantes de cursos da Católica de Mato Grosso de Cuiabá e Várzea Grande, funcionários e padres e seminaristas das respectivas dioceses. Antes da cerimônia, às 7h30, foi realizada Missa de Ação de Graças pelo Pacto Educativo MT, no auditório da Católica.

Com informações e fotografias: Assessoria de comunicação UNIFACC – MT

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …