Página Inicial / Notícias / Vinde e Vede 2023: Fé e oração reúnem milhares de fiéis católicos

Vinde e Vede 2023: Fé e oração reúnem milhares de fiéis católicos

No Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande as pessoas de todas as idades e que compartilham a fé e a oração voltam a se unir de forma presencial durante a 36ª edição do Vinde e Vede, o maior evento católico do Estado. Neste ano, são esperadas mais 25 mil pessoas durante os 4 dias de evento que acontece de forma híbrida, sendo transmitido em tempo real pelos canais da Comunidade Canção Nova Cuiabá.

Acompanhe ao vivo – Clique aqui.
Mesmo com em um local menor, diferente do tradicional que acontecia no Memorial Papa São João Paulo II, e que reunia uma média de 40 mil pessoas, nesse ano, os fiéis demostraram o amor ao convite, venha e veja! E compareceram em peso. Com capacidade para receber 5 mil pessoas por dia, durante os dois primeiros dias (18 e 19), diante da rotatividade de fiéis os organizadores já estimam que mais de 12 mil pessoas passaram pelo Rincão.
Luzia Bispo, 74, e a filha Lidinalva Bispo, 56, estão entre os fiéis que marcaram presença no segundo dia do evento. Moradoras de Várzea Grande, as duas contam que pretendem comparecer até o último dia do grande Encontro de Oração.


Luzia e a filha voltaram mais fortalecidas após experiência em 2020 – Foto: OTMAR DE OLIVEIRA/JORNAL A GAZETA
“O primeiro dia envolve mais os jovens, é um dia dedicado a eles, por isso optamos por frequentar a partir do 2º dia”, conta Luzia que é católica praticante. A idosa, que mesmo não conseguindo ficar muito tempo em pé, não mediu esforços para comparecer ao evento, afirma que a reunião presencial é importante, motivacional e fortalecedora. “Não há nada comparado à unidade, todos juntos louvando, orando e clamando. A fé e a união são incomparáveis e nos enchem de força”. Lidinalva concorda com a mãe e lembra que a família tem muito a agradecer pelos milagres e cuidados. A filha de Luzia se recorda ainda que no último Vinde e Vede presencial, que aconteceu em 2020, ela teve uma “experiência” com Deus que garantiu sucesso em uma cirurgia que a mãe precisaria passar. “Estávamos aflitos, com medo pela idade dela e complexidade, mas lá eu senti, Deus falou comigo e eu caí de joelhos. Hoje estamos aqui novamente juntas”.

Para Pâmela, evento é uma oportunidade de fortalecer a fé e a família. Foto: OTMAR DE OLIVEIRA/JORNAL A GAZETA
Tradicional por reunir em um só lugar pessoas de todas as idades e até famílias inteiras, inclusive do interior do estado, o evento é de grande importância para a família de Pâmela Barros, 35 anos. Casada com Daniel Barros, 38, o casal e os filhos, Bento de 4 anos e Ana Valentina de 9, são assíduos do Vinde e Vede e ajudam no evento. “Nós dois viemos de famílias tradicionalmente católicas, nos conhecemos na igreja e, desde então, há 13 anos servimos juntos no Vinde e Vede”. Ela afirma que o evento é uma oportunidade de fortalecer a fé e a família. “Meus filhos participam com a gente e entendem, cada um da sua forma, a importância de nos voltarmos a Deus”.

Henrique Gonçalves Queiroz de 50 anos, também entendeu essa importância ainda jovem e há 36 anos, quando tinha apenas 14 anos, teve um encontro com Deus na sua primeira experiência com o Vinde Vede. De lá para cá ele acompanhou toda evolução do evento que na sua época saiu do ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), passou pelo Ginásio Dom Aquino, pelo antigo Ginásio do Verdão, pelo Parque de Exposições, até ser consolidado no Memorial Papa São João Paulo II. “Durante esse período eu tive experiências na fé, me envolvi com os serviços e tive minha vida transformada”.


Henrique foi ao primeiro encontro há 36 anos.
Henrique faz um convite a todos que se deem a oportunidade e atendam ao chamado do evento. “Vinde e Vede, tenha sua própria experiência, tire suas conclusões e veja a transformação de vida acontecer”

Emanuel afirma que é momento de ouvir de Deus, ter experiências e compartilhá-las.
Emanuel de Jesus com 21 anos de idade, também é assíduo do Vinde e Vede e nem mesmo as limitações físicas são empecilhos. “Estar aqui para mim é um prazer, é revigorante e fortalecedor. É ouvir de Deus e poder ter experiências, compartilhá-las. Estou em todos eles”.
Rincão do Meu Senhor
A mudança desse ano aconteceu para uma experiência e uma retomada, segundo a coordenadora da equipe de liturgia, Clara Ferreira, que afirma que a pandemia gerou inúmeras incertezas e impactou os eventos no mundo todo, mas que o povo de Deus sentia saudade de estar junto celebrando. “Estamos retornando com coragem, com uma capacidade limitada, porque saímos de uma realidade curta de prazo, que para ocorrer no Memorial demandaria mais tempo e pessoas envolvidas”. Segundo ela, o evento neste ano é o primeiro passo para retomar e recomeçar a obra. “Ele disse: Vinde e Vede e estamos aqui fazendo isso. Nossa capacidade é limitada, mas o povo vem e vai e garantimos uma rotatividade”.
Para o próximo ano, Clara afirma que a decisão do local não está tomada e será alvo de reuniões e muita oração, e a direção será dada pelo “Espirito Santo”. “A gente pensa e organiza, mas é Deus quem diz como deve ser e como se fará”.
Tema
Neste ano, o tema escolhido para o 36º Vinde e Vede foi “Deixando tudo levantou-se e o seguiu”, e segundo Dom Mário Antônio da Silva, o arcebispo de Cuiabá, a frase que se encontra no evangelho de São Lucas 5:28, representa um Jesus que perdoa pecados e chama para uma missão. “Ali vemos o filho de Deus perdoar e chamar um Levi ou o Mateus, um dos maiores pecadores, já que na época um coletor de impostos era inimigo de Deus”.
Programação
A 36ª edição do Vinde e Vede teve início no último sábado (18) e segue até amanhã (21). A programação de hoje (20) tem início às 8h e segue até as 18h com a Santa Missa. Na terça-feira o início também será às 8h e o término está programado para 20h com sorteio da ação solidária do evento. No local a entrada é gratuita, sendo solicitada para quem deseja e puder levar 1 kg de alimento não perecível para doação.
Fonte: Jornal A Gazeta por Dantielle Venturini e fotos de Otmar de Oliveira.

Você pode Gostar de:

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …