Página Inicial / Notícias / Aniversário Site da Arquidiocese de Cuiabá (19 anos)

Aniversário Site da Arquidiocese de Cuiabá (19 anos)

Com muita alegria celebramos neste mês de dezembro/2023, o aniversário de criação do Site da Arquidiocese de Cuiabá (www.arquidiocesecuiaba.org.br), que marcou a sua entrada no ciberespaço da Internet no dia 12 de dezembro de 2004. Aproveitamos para agradecer à todos os internautas que fazem parte dessa grande Rede de Comunhão, as paróquias com suas comunidades, aos padres redatores e a nossa equipe da Pascom Arquidiocesana que com muito ardor missionário se entrega ao serviço do Reino de Deus (Antonio Francisco, Benedito Freire, Lauro Mendes, Michelle Schloigl e Junior Alves).

Rogamos a Nossa Mãe Senhora Aparecida que nos cubra com seu manto sagrado e interceda a nosso Senhor Jesus Cristo por todo este trabalho de evangelização.

Att. Alexandre Mendes – Coord. do Site – Vice coordenador da Pascom Arquidiocesana

Que tal conhecer um pouco de nossa história

Em junho de 2003, Dom Milton A. Santos,sdb, era nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Cuiabá, e neste mesmo ano em uma conversa informal entre Dom Milton e o jovem Alexandre M. Mendes,na época Coordenador da Comunidade São Benedito pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó,o jovem Alexandre comentava a importância do site da Capela São Benedito que já estava funcionando desde o ano de 2002.
Dom Milton comentou que em São Paulo quando ainda era padre tinha sido Diretor de um provedor católico de internet,e gostaria que a Arquidiocese tivesse um site para evangelizar,comunicar,criar uma grande REDE DE COMUNHÃO utilizando os novos recursos tecnológicos.
Desta forma o jovem Alexandre se reuniu com o amigo Benedito Freire (web master) e lançou o desafio!!Conseguiremos construir o Site da Arquidiocese de Cuiabá?

Nosso primeiro subsídio de reflexão foi o Livro ” UMA ESPIRITUALIDADE DO NOVO MILÊNIO – 2001″ escrito pelo então Padre Milton Santos,sdb.Citamos um trecho do livro na página 83 e 84 que diz:
“A nova espiritualidade sabe que a necessidade de comunicação tem crescido através da história das civilizações.Se antes andava em lombo de burro,hoje navega nas ondas ópticas e eletromagnéticas das redes modernas.Assim hoje, a internet cresce e diversifica com tal velocidade que é impossível prever que rumos tomará…Uma realidade nova,incomensurável está em nossas mãos: a Estrada da Informação!”

O novo evangelizador é também um internauta quem o encontrar por este novo caminho,vai descobrir que lá a internet não tem nada daquela frieza cibernética. No novo Evangelizador,impulsionado pela nova Espiritualidade,a Internet tem sorriso,tem calor humano…tem gente por trás dos monitores”.

Foram muitas noites e madrugadas para a construção de toda infraestrutura do site trabalhando com a internet na época chamada de discada.
Mas com a graça de Deus e o incentivo de Dom Milton a Arquidiocese de Cuiabá nasceu para o espaço virtual seguindo as indicações do Sínodo Arquidiocesano: Oração do Sínodo “Concedei-nos,Senhor Deus, a coragem de” avançarmos para águas mais profundas” num compromisso de construir a nossa história com os pés-no-chão,o coração em Vós,” e nossas mãos e braços abertos para servirmos preferencialmente quem mais necessita ao nosso lado”.

O Site da Arquidiocese de Cuiabá (www.arquidiocesecuiaba.org.br) marcou a sua entrada no ciberespaço da Internet no dia 12 de dezembro de 2004. Parece que foi ontem… São 19 anos de evangelização virtual.
Estamos apenas iniciando um novo caminho incomensurável; a cada dia procuramos aperfeiçoar este meio tão importante de evangelização…
Novas expressões – ArquidioceseNET – EvangelizaNET – PastoralNET… – aliadas a novos métodos são impulsionados pelo NOVO ARDOR DA NOVA EVANGELIZAÇÃO conclamada pelo saudoso Papa São João Paulo II!

Durante estes 19 anos de evangelização virtual o site da Arquidiocese já passou por quatro grandes mudanças de layout (designer) e conteúdos.
Paralelamente ao site da Arquidiocese de Cuiabá novas mídias e métodos de evangelização foram surgindo e com muita alegria no dia 18 de março de 2006 em caráter definitivo, Rádio Bom Jesus de Cuiabá começou a ser transmitida através do site da Arquidiocese de Cuiabá, para todo Brasil e para o Mundo.

Para que pudéssemos publicar a Web Radio na internet instalamos em 2006 uma ADSL empresarial na sede da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá para utilizarmos um IP fixo (Internet Protocol), Instalamos também um servidor com a função de receber o sinal da mesa de som e publicar na internet.E nos dias atuais com as novas tecnologias aprimoramos muito mais nossas transmissões web e contando com a parceria da Canção Nova Cuiabá MT.

Destacamos nestes anos de caminhada do site da Arquidiocese as transmissões do Vinde e Vede desde o ano de 2006, inicialmente apenas com fotos e pela web rádio, e nos dias atuais uma cobertura completa do encontro com fotos, notícias, web rádio e Web TV em alguns momentos com utilização de carro Link,e parceria com a Canção Nova Cuiabá, a cobertura dos eventos e momentos importantes da Arquidiocese de Cuiabá e da Igreja no Mundo.

Destacamos durante este anos de evangelização virtual o apoio de vários Sacerdotes de nossa Arquidiocese (incardinados e religiosos) que auxiliaram no trabalho de evangelização escrevendo os artigos, reflexões ou enviando notícias das Paróquias e Comunidades, como também os sites católicos da Arquidiocese de Cuiabá e de outras Arquidioceses, e o apoio e as orações dos irmãos e irmãs internautas nesta grande REDE DE COMUNHÃO..

Vale destacar que em 07 de fevereiro de 2012 o Coordenador do Site da Arquidiocese de Cuiabá recebeu uma carta da Nunciatura Apostólica do Brasil ( Nº 18.123/12), onde Dom Lorenzo Baldiseri (então Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil) enviou cordiais saudações para agradecer as felicitações que o site da Arquidiocese de Cuiabá enviou e divulgou no site por ocasião da nomeação de Dom Lorenzo como Secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano.

E assim o site da Arquidiocese continua seu caminho de evangelização sempre em processo de modernização. E agora com nosso novo Metropolita Dom Mário Antonio o site continua o seu trabalho de evangelização em parceria com a CNBB Regional e Nacional.

Você pode Gostar de:

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …