Página Inicial / Notícias / Papa celebra o Domingo da Palavra de Deus em 21 de janeiro

Papa celebra o Domingo da Palavra de Deus em 21 de janeiro

Domingo da Palavra de Deus, em 21 de janeiro, celebração presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro.
Durante a celebração presidida pelo Pontífice, os ministérios de Leitor e Catequista serão conferidos a homens e mulheres leigos de diferentes países. Espera-se também o início do “Ano da Oração” como preparação para o Jubileu de 2025.
Vatican News

A celebração do quinto Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019, será realizada em 21 de janeiro de 2024. O lema desta edição foi tirado do Evangelho de João: “Permanecei na minha Palavra” (Jo 8,31). No domingo, dia 21 de janeiro, às 9h30 hora italiana, (05h30 hora do Brasil), o Papa presidirá a celebração eucarística na Basílica de São Pedro e, em seguida, com o objetivo de reavivar a responsabilidade que os fiéis têm no conhecimento da Sagrada Escritura, presenteará os participantes da Missa com o Evangelho de Marcos.

Os ministérios de Leitor e Catequista serão conferidos a leigos
Durante a celebração, os ministérios de Leitor e Catequista serão conferidos a homens e mulheres leigos, em particular duas pessoas receberão o ministério de Leitor e nove o de Catequista. Os fiéis leigos representam o povo de Deus e vêm do Brasil, Bolívia, Coreia, Chade, Alemanha e Antilhas. A Missa será transmitida ao vivo, com comentários em português, através do nosso site e dos nossos canais no YouTube e no Facebook.

Subsídio litúrgico-pastoral gratuito
O setor para as questões fundamentais da evangelização no mundo do Dicastério para a Evangelização, encarregado pelo Papa de promover o evento, disponibilizou online um subsídio litúrgico-pastoral gratuito, útil para a vivência da Palavra de Deus e da oração na comunidade, na família e pessoalmente. O texto, disponível este ano somente em versão digital, pode ser baixado on-line em italiano, inglês, espanhol, português, francês e polonês no site www.evangelizatio.va. Uma ferramenta que oferece propostas para incentivar um encontro profundo com a Palavra de Deus na comunidade, na família e na vida cotidiana, além de incluir artigos, meditações, textos para Adoração e sugestões pastorais.

O “Ano da Oração”
No Domingo da Palavra de Deus, espera-se que o Papa estabeleça oficialmente o Ano da Oração, em preparação para o Jubileu de 2025. Depois de promover a reflexão sobre os documentos e o estudo dos frutos do Concílio Vaticano II em 2023, por vontade do Papa Francisco, 2024 será dedicado, nas dioceses do mundo, a redescobrir a centralidade da oração.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No domingo do Bom Pastor, quarto domingo da páscoa, a Igreja celebra o 61º Dia …