Página Inicial / Notícias / Curso de Formação Política para a Cidadania

Curso de Formação Política para a Cidadania

Baseado na Doutrina Social da Igreja
Objetivo
Formação dos cristãos e cristãs  que querem se constituir como sujeitos da construção de um novo momento histórico, como assessores políticos, participantes nos diversos órgãos e organismos do Estado ou como portadores de um mandato eletivo.
“O empenho da Igreja pela promoção humana e pela justiça social exige um amplo e decidido esforço para educar a comunidade eclesial como um todo no conhecimento da Doutrina Social da Igreja como decorrência ética imprescindível da própria fé cristã.”(DGAE 197)
“Devemos nos empenhar na busca de políticas públicas que ofereçam condições necessárias ao bem-estar das pessoas famílias e povos…segundo a Doutrina Social da Igreja.”(DGAE 188)
Dada a importância da Doutrina Social da Igreja e a necessidade da formação para um necessário cristianismo de cidadania, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB propõe este Curso de Formação Política para a Cidadania na modalidade de Ensino à Distância.
Forma Presencial
Este curso, em sua forma presencial, aconteceu em Campinas, de agosto a dezembro de 2009. Professores de diversas partes do Brasil ajudaram em sua elaboração, escreveram as aulas e gravaram as sínteses das mesmas em DVD, além de apontarem os textos complementares.
Este será o material didático que será disponibilizado.
Material didático
Cada participante receberá os materiais referentes aos blocos e suas correspondentes aulas, bem como caderno com as leituras complementares, além de indicações de pesquisas em outras literaturas e na internet. Também receberão DVDs com a síntese dos blocos gravadas pelos próprios professores. Mais detalhes em nossa página.
Custos
Inscrição pessoal: R$ 50,00 – Inscrição em grupo de no mínimo 3 participantes: R$ 20,00 por participante
Processo de Inscrição
Número de vagas
Fecharemos classes em cada 10 inscrições individuais ou em grupo.
Grade de aulas
As aulas serão oferecidas em 10 blocos, cada um deles desenvolvendo um tema e vários subtemas.
Bloco 1 – A Palavra de Deus e a DSI (I)
Aulas 1 a 3 – O processo político na construção do Povo de Deus
Bloco 2 – A Palavra de Deus e a DSI (II)
Aulas 4 a 6 – A prática de Jesus e o processo político de seu tempo
Bloco 3 – A DSI e a ÉTICA
Aula 7 – A DSI e a Ética
Aula 8 – A DSI e a Vida
Aula 9 – A DSI e a Bioética
Bloco 4 – O Trabalho e a Terra na DSI
Aula 10 – O trabalho como chave da DSI
Aula 11 – A crise do Mundo do Trabalho
Aula 12 – A DSI e a propriedade
Aula 13 – A DSI e a problema da terra rural
Aula 14 – A DSI e o problema da terra urbana
Bloco 5 – O Estado
Aula 15 – O processo histórico na construção do Estado
Aula 16 – O Estado na DSI
Aula 17 – A crise do Estado e sua refundação
Bloco 6 – O Estado Brasileiro
Aula 18 – A construção do Estado brasileiro
Aula 19 – Os partidos políticos no Brasil
Aula 20 – Um projeto de Nação para o Brasil?
Bloco 7 – Democracia e Participação
Aula 21 – Democracia – processo histórico
Aula 22 – O esgotamento da Dem. Repres.
Aula 23 – Construindo a Dem. Participat.
Aula 24 – Caminhos de participação –
Bloco 8 – O agir cristão na política
Aula 25 – A relação Fé e Política na DSI
Aula 26 – A espiritualidade do agir político
Bloco 9 – a realidade e o agir
Aula 27 – Existe uma realidade?
Aula 28 – Como fazer uma análise da realidade
Bloco 10 – DSI e Direitos Humanos
Aula 29 – DSI e Direitos Humanos
Aula 30 – Os Direitos Humanos na legislação brasileira e na prática
Metodologia:
Para o participante individual ou para os grupos que farão o curso pela internet:
a)O texto da aula, o DVD e as leituras complementares, serão disponibilizados na página do CNLB, na internet;
b)Havendo interesse, o material de cada bloco será enviado ao participante pelo correio;
c)O participante individual desenvolverá a leitura, responderá aos questionamentos, fará as pesquisas pedidas, e participará do fórum de seu grupo em dia e horário previamente marcados. Serão disponibilizadas 6 horas para cada grupo de 10 participantes.
d)Os participantes em grupo (de no mínimo 3) desenvolverão as leituras em grupo, responderão aos questionários e farão os trabalhos em grupo. A eles também serão disponibilizados horários de participação no fórum, idêntico aos participantes individuais;
e)Todos os participantes individuais ou grupos deverão, obrigatoriamente, participar em algum momento do fórum de discussões a eles(as) disponibilizado;
f)Ao final das 10 aulas, os participantes serão chamados a desenvolver trabalho a partir de dinâmica própria que ficará à sua disposição Aos que executarem tal trabalho  serão disponibilizados certificados de participação por parte do CNLB.
Curso de Formação Política para a Cidadania
Baseado na  Doutrina Social da Igreja
FICHA  DE INSCRIÇÃO DE GRUPO
Nome do Grupo:__________________________________
(Arqui) diocese: __________________________________
Cidade: _________________________________________
Paróquia: ________________________________________
Membros do grupo:
1 – ____________________________________________________________
2 – ____________________________________________________________
3 – ____________________________________________________________
4 –  _____________________________________________________________
5 – ____________________________________________________________
– Observação: – Mais de 5 participantes, formar grupos de no mínimo 3.
 – Cada participante de grupo tem que preencher também a Ficha Individual
Preencher esta ficha e a Ficha de Inscrição Individual e enviá-las para:
Via e.mail: cnl@cnl.org.br
– Via Correio: CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA A CIDADANIA
Rua Fausto Dias de Melo, 149 – Campinas – SP – CEP: 13043-550

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …