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Trindade: A Celebração do Amor

Trindade: A Celebração do Amor
 A Solenidade da Santíssima Trindade é uma grande expressão e um grande sinal da fé que professamos em Um Deus Uno e Trino. A doutrina trinitária professa que o conceito da existência de Um só Deus, Onipotente, Onisciente e Onipresente, revelado em Três Pessoas distintas, pode-se depreender de muitos trechos da Bíblia. Um dos exemplos mais referidos é o relato sobre o Batismo de Jesus, em que as “três Pessoas da Trindade” se fazem presentes, com a voz do Pai Celeste dizendo: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Lc 3, 22) e na fórmula tardia de São Mateus: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). O termo Trindade não se encontra nas Sagradas Escrituras, pois é dado pela Igreja à doutrina que define a personalidade e a ação de Deus na Bíblia, onde Deus é: Pai, Filho e Espírito

Santo, um Deus Uno e Trino.
Ainda segundo os defensores da doutrina trinitária, ao longo das Sagradas Escrituras há várias passagens que revelam a Natureza Divina da Trindade, e até a personalidade de cada uma das três pessoas divinas: No que concerne à divindade de Deus-Filho, referem-se, por exemplo, a sua onisciência (Mt28,18), a sua onipotência (Mt 28,20), a sua onipresença (Mc2, 5-7)  ao fato de perdoar os pecados (Jo1o,28)  e ser doador da vida em íntima unidade, porém diferenciando as pessoas: «Eu e o Pai somos um» (Jo17,21-22) Contudo, mais do que estas simples passagens isoladas, a afirmação da plena divindade de Jesus é o resultado da reflexão, na Fé, sobre a sua missão redentora contida nas Escrituras.
No que concerne à divindade do Espírito Santo, os trinitarianos reportam-se, por exemplo, à passagem bíblica que o chama de Deus em Atos 5,3-4 a sua onisciência(1Cor 2,10-11) a sua onipotência(1Cor12,11), a sua onipresença  e sobretudo ao fato de ser Espírito "de" verdade (Jo16,13) e "de" vida (Rm8,2), prerrogativas que, tais como as apresentadas para Deus-Filho, segundo a Bíblia são única e exclusivamente divinas.
Deus, Pai, é a fonte, a origem sem princípio. É aquele que assegura a unidade da Trindade sendo a única fonte da divindade. Seu ser está empenhado e se esgota na geração do Filho, uma vez que Deus faz habitar nele toda a plenitude de sua divindade. Também Cristo só existe nessa geração. A paternidade de um é absoluta, e a filiação do outro, é total.
Deus gera pelo Espírito, que é amor. Ele é Pai pelo amor que tem ao Filho. Sua paternidade é mistério insondável: Ele, em seu infinito amor, gera o Filho por toda a eternidade e, a relação de amor do Pai para com o Filho, e, do Filho para com o Pai, expira o Espírito Santo que, é igual ao Pai e ao Filho em divindade. Eles são de uma única substância ou essência, não há contradição entre Eles, o que um é, os outros também são, é uma profunda relação de amor e unidade.
A geração do Filho, que é a origem da criação, é também seu futuro: “tudo foi criado na direção dele” ( Cl 1,16). A atividade do Pai tem por termo sempre o Filho; portanto, Deus cria o mundo encaminhando-o na direção de Cristo. O mundo nasce num movimento que o leva na direção do Filho em seu eterno nascimento. Em seu eterno nascimento, Cristo é o alfa e o ômega da criação (Ap 21,6); o alfa do qual surgem as criaturas, e o ômega que as chama  e plenifica. É assim que, em sua vida terrestre, o próprio Jesus partia de seu eterno nascimento filial e ia à direção dele.
Jesus é o Filho que sai do Pai ( Jo 13,3). Sua vinda a este mundo é um prolongamento de sua eterna saída. Em sua glorificação junto do Pai ( Jo 17,5), ele está assentado à direita do Pai ( Mt 26,64), plenamente assumido na condição divina como Verbo eterno: “Verbo de Deus” é seu nome ( Ap 19,13). Em seu mistério de morte e glória, ele revela sua identidade de Filho eterno que nasce de Deus no Espírito Santo. O Pai gera o Filho no Espírito que é amor. Ele o gera amando-o. E, é no mesmo amor que o Filho desempenha sua missão: mediador da graça filial.
Mediador da graça filial, Jesus é a porta pela qual Deus convida os homens a entrar, a fim de tomarem parte no banquete trinitário. E, o título de Filho (de Deus), mais do que qualquer outro, indica a identidade última de Jesus, já que ele supõe em evidência a unicidade de sua relação com o Pai. Existe uma íntima conexão entre a relação de Jesus com Deus (Pai), e sua condição de salvador dos homens e mediador da graça filial. A atividade do Filho é a que o Pai lhe confia para exercer; a reconciliação é, em primeiro lugar, obra do Pai. Sendo Deus o Pai essencial, seu papel, na redenção como em todas as suas obras no mundo, é o de gerar o Filho.
O mistério da salvação se recobre com o da encarnação. Mediante sua vida e sua morte, Jesus se deixa gerar pelo Pai. Com efeito, como o papel de Deus é o de ser Pai, o de Jesus é o de ser Filho. O drama da salvação se joga na relação mútua entre o Pai e o homem Jesus, Filho de Deus. Sendo paterna e filial, a obra da redenção é cheia do Espírito Santo.
O mistério do Pai, do Filho e do Espírito Santo se interioriza no mundo, para levá-lo à sua eterna realização, isto é, sua salvação. Em seu amor aos homens, Deus entrega seu Filho, gerando-o neste mundo. Deus não podia agir de outro modo. Seu ser se identifica com sua paternidade, e toda sua atividade se empenha na geração do Filho.
Deus, Pai, em seu infinito amor gera o Filho por toda a eternidade e, a relação de amor do Pai para com o Filho e, do Filho para com o Pai expira o Espírito Santo que, é igual ao Pai e ao Filho em divindade. Assim sendo, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho por expiração.
Quanto à missão, “são, sobretudo as missões divinas da Encarnação do Filho e do dom do Espírito Santo que manifestam as propriedades das pessoas divinas” (CIC, 258). O Filho e o Espírito Santo são os que de fato têm missões, pois estes, são enviados pelo Pai.
No mistério divino, o Espírito é o poder operante, o amor no qual Deus gera, e o Filho é gerado. Pela presença do Espírito no fiel, está presente nele o Pai, que gera o Filho e seus fiéis, está presente nele o Filho, no qual os fiéis são gerados. O Espírito está presente porque ele é amor, a geração do Filho pelo Pai. O Filho está presente porque é nele e com ele que o fiel é gerado pelo Pai. Jesus é o mediador, é por ele que se entra na casa trinitária. Essa porta está marcada com o sangue do Cordeiro pascal; ela se abriu “nesse Dia”, isto é, na morte de Jesus, pela qual o Pai gera seu Filho para nós e, assim, ganharmos à graça da filiação divina.
Portanto, Deus na plenitude dos tempos, revelou-se aos homens na pessoa de seu Filho Jesus, elevando assim a compreensão humana do próprio Deus e dos seus desígnios para com a humanidade. E, o desígnio de Deus é que o homem sacie sua sede na Fonte que jorra água viva, onde toda limitação é dissipada pelo infinito amor do Pai que, presenteia a humanidade com a doação de seu Filho na ação do Espírito. Deus chama o homem para viver a sua vida. No evento Pascal, Deus se revela Trindade. O Mistério Pascal é a revelação histórica concreta de Deus – Amor – Trindade. Porque Deus é Trindade, cria e destina o homem a participar da comunhão divina.

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