Página Inicial / Notícias / Semana Missionária Arquidiocese de Cuiabá

Semana Missionária Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá lança seu hot site da SEMANA MISSIONÁRIA (The Mission Week)  que acontecerá em julho de 2013 em nossa Arquidiocese. Acesse o endereço e confira todas as informações clique aqui…

O QUE É A SEMANA MISSIONÁRIA ?

Semana Missionária (Dias nas Dioceses ou Pré-Jornada)

São os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. Conhecida, em outras edições, como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária tem como objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.

Como sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta nova proposta recebeu o nome de Semana Missionária e, em março deste ano, foi aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), devido o cunho missionário existente nos brasileiros.

Como será a Semana Missionária no Brasil

No Brasil a Semana Missionária será promovida baseada em três eixos:

1) Como experiência de fé: os jovens terão momentos de oração e meditação, aprofundando um encontro pessoal com Jesus Cristo e sua proposta de amor.

2) Como experiência de solidariedade missionária: a juventude local e os peregrinos, como protagonistas da evangelização, poderão ter uma interação e um envolvimento voltado à missionariedade cristã. Participarão de diversas campanhas e projetos de solidariedade.

3) Como experiência cultural: jovens de diversas nacionalidades e culturas, em ambiente de partilha, terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos. Por outro lado, os jovens nativos poderão divulgar as riquezas e cultura de sua região.

História da Semana Missionária

Este momento de preparação, antes nomeada Dias nas Dioceses, surgiu na JMJ de Paris, em 1997. A Igreja na França promoveu vários encontros como um modo de facilitar a evangelização dos jovens das dioceses francesas. Foi uma linda acolhida, pois a França inteira conseguiu não só acolher os peregrinos vindos de outros países, como, também, motivou os jovens franceses a participarem na JMJ.

Foram momentos em que os estrangeiros puderam partilhar com as comunidades locais momentos de oração, festa e intercambio cultural e social.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …