Página Inicial / Notícias / 25 anos do Encontro de Casais com Cristo

25 anos do Encontro de Casais com Cristo

Arquidiocese de Cuiabá comemora 25 anos do Encontro de Casais com Cristo.
Um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias.
A arquidiocese de Cuiabá, MT, comemora este ano os 25 anos do Encontro de Casais com Cristo (ECC). O projeto teve seu início na Diocese de Cuiabá no ano de 1988, por intermédio da Paróquia são Sebastião de Várzea Grande/MT. Para marcar a data uma Peregrinação com a imagem da Sagrada Família vem percorrendo as 17 paróquias que tem o ECC implantado.
"É um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias", esclarecem seus organizadores. "Procura orientar as famílias, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo".
O casal coordenador diocesano do ECC, Esmiliano e Valdenir, afirmou que esta celebração "é a certeza de que a semente que foi plantada há 25 anos germinou e produziu frutos. É saber que os casais que vivenciaram a experiência do encontro, puderam se reencontrar para celebrar os momentos de graça dessa caminhada, mesmos os que tenham participado em uma só das três etapas".

Segundo o casal, o ECC não é um movimento, é um serviço-escola. "O casal que vivencia o encontro, passa pelo estudo dos temários e se engajam nos trabalhos pastorais da paróquia, dessa forma estará contribuindo para que as famílias se constituam em ‘Igrejas Domésticas’", explicaram.
A espiritualidade do ECC se fundamenta em cinco pontos básicos: a doação humilde e generosa de si mesmo a serviço dos irmãos; a pobreza como atitude evangélica fundamental para colher o Reino de Deus, cuja construção se faz na disponibilidade e confiança na ação de Deus; a simplicidade que abre a um estilo de vida confiante, espontâneo, verdadeiro e consciente do valor e das limitações de cada pessoa; a alegria que é a comunicação da paz interior; a oração na sua relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Os valores importantes que no serviço do ECC se acrescentam a estes pontos básicos são a fraternidade como fruto do relacionamento recíproco; a gratuidade, acolhida por parte de Deus na nossa vida e oferecida aos outros a partir dos filhos; a missionariedade, que evita todo tipo de fechamento em si mesmo e abre às outras famílias, sobretudo as mais afastadas.

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DA SAGRADA FAMÍLIA NO SETOR II:
Paróquia São Gonçalo (Porto) vai entregar para a Paróquia Santo Antônio (em Leverger)
Período da Novena de 21 a 29 de Novembro de 2013
Paróquia Santo Antônio vai entregar para a Paróquia Nossa Senhora Medalha Milagrosa
Período da Novena de 30 a 08 de Dezembro de 2013
Paróquia Nossa Senhora Medalha Milagrosa vai entregar para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Período da Novena de 09 a 17 de Dezembro de 2013
Paróquia Nossa Senhora Aparecida vai entregar para a Paróquia Nossa Senhora da Guia – Cuiabá
Período da Novena de 18 a 26 de Dezembro de 2013
Paróquia Nossa Senhora da Guia – Cuiabá vai entregar para a Paróquia Nossa Senhora da Guia – Várzea –Grande
Por Pascom Nossa Senhora Aparecida Coxipó

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo