Página Inicial / Notícias / Conselho Regional de Pastoral

Conselho Regional de Pastoral

Aconteceu  nos dias de 06 a 07 de dezembro de 2014 no CENE, Cuiabá o Encontro do Conselho Regional de Pastoral.
teve início às 08:00h do dia 06 de novembro de 2014 no CENE com representantes de quase todas as dioceses coordenadores de pastorais, serviços e organismos.
após a oração inicial que foi partilhada pelas dioceses, Pe. Antenor Petini, secretário da CNBB, regional oeste 02 passou à apresentação dos presentes. a seguir ouvimos as palavras de abertura de dom vital presidente da CNBB do Regional Oeste 2 que nos convidou a caminhar com fé e esperança em terras Mato-Grossenses e deu  as boas vindas com a bênção e uma menção especial à Primavera do Leste-Paranatinga e Rondonópolis-Guiratinga com sua nova configuração, desejando que todos se sintam contemplados e acolhidos dentro do regional. Padre Antenor fez um histórico das últimas assembleias, relembrando nossas prioridades: igreja em estado permanente de missão, igreja casa da iniciação à vida cristã, igreja casa da animação bíblica da vida pastoral, igreja comunidade de comunidades e igreja casa da vida em abundância para todos.

O regional acrescentou: JUVENTUDE, FAMÍLIA E ECOLOGIA. ressaltou que precisamos dar passos mais significativos nestas cinco propostas. o papa também vem pedindo para que demos mais atenção à pastoral familiar. o papa diz que não podemos nos omitir em nossos compromissos procurando resolver os problemas que vão se avizinhando de nós.
Comunicou que o Pe. Gunter assumiu a coordenação de pastoral em Rondonópolis-Guiratinga e o Pe. Rogério a coordenação de pastoral da diocese de Primavera do leste-Paranatinga.
Pe. Antenor pediu para revisar a programação e atualizá-la se foi o caso. Somos uma instância de serviço e não podemos nos omitir. Revisão e aprovação da pauta.
O nosso compromisso como regional é sermos responsáveis assumindo com responsabilidade o calendário regional que assumimos.
a CNBB nacional pediu para programar cursos para padres, o primeiro já está agendado.É importante que cada diocese se comprometa em enviar pelo menos um padre para essa formação.
Dom Vital, informou que em Sinop, os bispos decidiram que para o ano haverá mudança na presidência da CNBB e, que o Pe. Antenor Petini, encerra seu trabalho como secretário regional da CNBB. em fevereiro começa os trabalhos no CENE com o Pe. Jair Fante. além de assumir o trabalho das escolas no Mato Grosso em relação ao ensino religioso. as Irmãs Discípulas do Divino Pastor também deixarão os trabalhos do CENE. um agradecimento especial a todos e a todas.
Pe. Antenor também agradeceu a colaboração de todos.
Dom Vital, encerrou o encontro do CRP com a oração e bênção final.

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo

O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo de Porto Alegre (RS) …