Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 11º Domingo Comum

Liturgia 11º Domingo Comum

LITURGIA – 11º DOMINGO COMUM – 14.06.2015

“Jesus ensinava usando muitas Parábolas!”

1.Acolhida – Irmãos e irmãs, em cada Domingo o Senhor aprofunda seus ensinamentos, valendo-se de parábolas. A parábola é um recurso pedagógico que requer reflexão pessoal e coração aberto para entender e acolher a verdade revelada. A verdade é uma semente que pode germinar crescer e frutificar no coração do discípulo.

Os corações humildes entendem a mensagem de Jesus; mas os orgulhosos ficam às escuras e, pior ainda, falam mal de Jesus! É trágico, pois, não se salvam!

2.Palavra de Deus.
Ez 17,22-24 – Ao Povo de Israel, exilado e sem esperança de retorno para a sua pátria, o profeta anuncia que Deus se compadeceu, vai libertá-lo e celebrar com ele uma nova Aliança: um broto do cedro será transplantado em Siom (Jerusalém). Deus cumpre sua promessa!

2Co 5,6-10 – Para os coríntios, descrentes da ressurreição, Paulo faz sua confissão de fé no poder de Deus e na glorificação do corpo, “templo vivo do Espírito Santo”! Ele deseja abandonar esta tenda (do corpo) para estar com o Senhor na glória. Somos peregrinos e caminhamos na fé, procurando ser agradáveis a Deus e ser aprovados no julgamento final.

Mc 4,26-34 – Jesus fala ao povo usando parábolas para facilitar-lhe o entendimento da verdade. A semente (a palavra) tem energia própria para germinar, crescer e frutificar, mesmo que seja como uma “sementinha” de mostarda. Jesus falava para agricultores da Galileia.

3. Reflexão.
Jesus ensinava usando parábolas! A parábola tem um duplo efeito: esconde e revela a verdade! Esconde para os mal intencionados (que buscam pretextos para brigar com Jesus) e ilumina o coração dos humildes que guardam a palavra no coração e a meditam. Ela, aos poucos, libera uma reveladora luz interior! Aos pobres de espírito, o Senhor revela seus segredos e estes se alegram!

O profeta Ezequiel reacendeu a esperança no coração dos exilados. Esta profecia não teria força para reanimar nossa esperança de um mundo melhor? Jesus Cristo não teria força para superar a corrupção e o pecado, estabelecendo um mundo mais justo e pacífico para as pessoas de boa vontade? Precisamos de profetas como Ezequiel!

O Reino anunciado por Jesus – comparado a uma semente jogada na terra – tem força própria para germinar, crescer e frutificar. Renovemos nossa esperança, confiados no poder das Palavras de Jesus ressuscitado! Seu Reino ainda vai triunfar sobre a corrupção dos poderosos e, então, respiraremos um ar de justiça e de honestidade!

As coisas de Deus sempre iniciam de modo humilde, mas crescem e se transformam em “árvore acolhedora”. As obras de Deus são comparadas à pequenina semente de mostarda: ela cresce e acolhe em sua sombra os mais variados pássaros que nela penduram seus ninhos! Sejamos nós, irmãos, como a semente de mostarda, mesmo pequenos, poderemos ser transformados em árvores frondosas e acolhedoras!

Jesus ensinava em parábolas, que exigiam abertura de coração e reflexão pessoal. A verdade não é uma “papinha de criança”, é uma semente que precisa ser mastigada!

“Quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo”.

Frei Carlos Zagonel

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …