Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / 39ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar.

39ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar.

Aconteceu, em Brasília, de 9 a 21 de Junho de 2015, 39ª assembleia  Nacional da Pastoral Familiar. Todos os regionais marcaram presença, juntamente com os movimentos, associações e serviços eclesiais que trabalham em prol da família no Brasil. As coordenações regionais, os movimentos, as associações e serviços compartilharam a riqueza de seus trabalhos pela promoção e salvação da família brasileira. O objetivo maior da assembleia foi  o fortalecimento da pastoral familiar, que é a resposta da Igreja para todos os problemas que afetam , sufocam e machucam nossas família. A assembleia buscou, também, a  articulação de todas as forças vivas dispersas, para uma ação conjunta no anúncio do evangelho da família. Isto porque  a família é o bem mais importante da pessoa humana e  maior tesouro para a humanidade. Indiscultívelmente,  é o grande capital social para a saúde e equilíbrio da sociedade.

O regional Oeste 2 de MT, com sede em Cuiabá, foi representado pelo casal coordenador regional: Josuel e Edna, e seus dois assessores eclesiásticos: Pe. Deusdédit (Cuiabá) e Pe Gilberto (Diamantino); Além do  casal coordenador nacional da Pastoral familiar: Roque e verônica (sinop).
Foi excelente e contagiante o clima de alegria, harmonia e comunhão fraterna durante a assembleia. Fomos enriquecidos pela partilha de experiência apresentada por todos os regionais do Brasil no campo da pastoral familiar. Costumo sempre afirmar que toda assembleia é uma verdadeira escola de formação para seus participantes.
 No final da assembleia foi aprovado o tema e o lema do XV congresso da pastoral familiar que se realizará em Cuiabá, de 8 a 10 de Setembro de 2017. Tema: Família, luz para a vida em sociedade (Papa Francisco) Lema: “vós sois a luz do mundo”(Jesus).
Que Deus abençoe nossas famílias!

Pe. Deusdédit – Assessor eclesiástico e espiritual da P. familiar do regional Oeste 2.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …