Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 30º Domingo Comum

LITURGIA – 30º DOMINGO COMUM – 25.10.2015
“Mestre, que eu veja!”
1.Acolhida.
Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos! Estamos na casa do Senhor para celebrar a Eucaristia. Somos peregrinos num mundo em crise e precisamos de alimento sólido e de remédio eficaz para caminhar rumo ao céu. Jesus é caminho seguro, é alimento salutar e remédio eficaz para nossas fraquezas. Celebremos com fé e devoção, pois, Ele tem poder para nos curar de todos os males.

2.Palavra de Deus.
Jr 31,7-9 – No meio de um mundo em crise e de sofrimento de um povo exilado, o profeta descobre sinais de esperança para o Povo de Israel, especialmente, para os pobres, cegos, aleijados. Deus cuida de seu Povo como bom pai cuida de seus filhos enfermos.
Hb 5,1-6 – Jesus é o sacerdote verdadeiro, pois carrega nossos pecados e paga nosso resgate: Jesus é o Filho de Deus e o verdadeiro Sacerdote que morre por nossa Salvação!
Mc 10,46-52 – Os cegos reconhecem Jesus como Salvador, mas os poderosos-sacerdotes e doutores da Lei – procuram matá-lo, pois, incomoda e prejudica seus negócios. O mundo não mudou, continua sendo o mundo da maldade, mas felizes aqueles que clamam por Jesus!

3.Reflexão.
O profeta Jeremias descobre sinais de esperança no meio de um mundo confuso e cheio de sofrimentos. Ele se parece com o nosso mundo atual oferecido ao povo por nossos governantes. Haveria sinais de esperança para esse povo sofrido de nosso Brasil? Para ver sinais de esperança precisamos ser curados de nossa cegueira espiritual! O cego Bartimeu clamou por Jesus e foi curado! Imediatamente se levantou e foi seguindo Jesus dando testemunho que Ele é o Salvador.
Jesus se dirige a Jerusalém, onde será preso, condenado e morto na Cruz. Os sacerdotes, os doutores da Lei e os poderosos condenaram Jesus considerando-o subversivo, Mas o cego Bartimeu clama por J Ele e pede para enxergar de novo. Curado, seguiu Jesus proclamando que Ele é o Salvador. Todos nós somos necessitados de uma cura espiritual, precisamos enxergar que Jesus é o único Salvador, é o único Caminho de Salvação e de Paz. “Mestre, que eu veja!” e que eu te siga!
Hoje, muitos anunciam Jesus e muitos não o fazem movidos por uma fé verdadeira… Pouco importa, Jesus é a Esperança para todos nós, doentes e peregrinos neste mundo. Ele pode curar nossa cegueira. Que possamos ouvir sua consoladora Palavra: “Vai, a tua fé te curou!”. Diz São Paulo, “Desde que Jesus seja anunciado, pouco me importa por quem!”.
O Evangelista Marcos, na sua Catequese, apresenta a cura do cego Bartimeu para os candidatos ao Batismo. Eles precisavam ser curados de suas cegueiras pagãs para seguir Jesus de modo radical, enfrentando a perseguição do Império Romano. Quais seriam as “perseguições” que nós, os batizados de hoje, precisamos enfrentar no mundo atual? Seguir Jesus de maneira honesta e fiel é, certamente, um risco. Não basta batizado, precisamos ser evangelizados para seguir Jesus com fidelidade.
“No mesmo instante recuperou a vista e seguiu Jesus!”
Frei Carlos Zagonel

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …