Página Inicial / Notícias / Congresso Franciscano (Curitiba/PR)

Congresso Franciscano (Curitiba/PR)

Congresso Franciscano aborda a transmissão do conhecimento.
Segundo dia do evento, que iniciou na última segunda-feira, contou com debates e palestras sobre os desafios e práticas franciscanas para o aprendizado na educação de crianças e jovens
Curitiba, 01/12/2015 – Nesta terça-feira, dia 1.º de dezembro, o Congresso Franciscano contou com debates e palestras sobre os desafios, as experiências e as práticas dos educadores franciscanos para a transmissão do conhecimento. O evento ocorre até o próximo dia 3.

A partir do tema “Transmitir Conhecimento”, as palestras e oficinas abordaram assuntos que envolveram os desafios da educação na pós-modernidade, o perfil do educador franciscano, as práticas pedagógicas, o ensino franciscano nas instituições de ensino superior e as percepções do cenário educacional.
A programação da manhã foi marcada pelas palestras do coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Alberto da Silva Moreira, que falou sobre os desafios da pós-modernidade à educação franciscana. Em seguida, foi a vez do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, debater sobre o perfil do educador franciscano.

Dom Leonardo abordou a educação franciscana como um agente de transformação da sociedade consumista, por meio da propagação de valores hoje esquecidos, como a gratidão, a humildade, a solidariedade e o amor ao próximo. “O educador franciscano se destaca por possuir um olhar diferenciado, que ultrapassa a atmosfera pessoal, com foco em uma visão muito mais abrangente e global. O mais bonito do mundo é que as pessoas não são sempre iguais – e elas ainda não foram terminadas”, finalizou.

No período da tarde, o evento contou com trocas de experiências entre professores, diretores e gestores de instituições de ensino durante oficinas do I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos. Simultaneamente, no V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos, foram apresentadas as práticas de ensino em instituições superiores do Brasil, da Colômbia e dos Estados Unidos.
O diretor dos programas internacionais do Siena College, nos Estados Unidos, Frade Brian C. Belanger, ressaltou que toda universidade americana promove serviços para a comunidade e que as universidades franciscanas necessitam se diferenciar das demais. “As universidades franciscanas possibilitam a construção de um currículo humano e valorizado pelas empresas nos Estados Unidos. E a maneira franciscana de servir ao próximo faz a diferença”. E completa: “A escolha do Papa Francisco facilita a disseminação dos valores franciscanos. Porém, o grande desafio é manter a tradição na pós-modernidade”.

O plenário “Percepções e ressonâncias”, apresentou um resumo dos eventos neste segundo-dia. A gerente-pedagógica do Colégio Bom Jesus, Giselli Padilha Hümmelgen, resgatou os temas abordados nas oficinas do I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos. A especialista falou sobre a importância da discussão de metodologias de ensino, estruturas curriculares e interações com os alunos para o ensino. “Trabalhar com projetos para a construção de conhecimento permite que o aluno seja o centro das atenções, tornando a interação e aprendizagem mais profundas e significativas”, menciona. O reitor da Universidade São Francisco, Joel Alves de Sousa Júnior, reforçou a necessidade do debate sobre a sustentabilidade das instituições de ensino superior no Brasil e a importância da interação e troca de experiências entre as instituições franciscanas de ensino superior, abordadas durante o V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos.

Contando com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura, o Congresso Franciscano continua até quinta-feira (03).

Fonte: Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa

Você pode Gostar de:

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …