Página Inicial / Notícias / Projeto missionário ”Igreja-irmã

Projeto missionário ”Igreja-irmã

Projeto missionário ”Igreja-irmã”: Paroquia Bom Jesus dos Migrantes (Mirante da Serra-RO).
Fui designado, pelo conselho de Presbítero e pelo Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos, para visitar a Diocese missionária de Ji-Paraná e a Paróquia Bom Jesus dos Migrantes (Mirante da Serra – RO), onde vamos oferecer nossa ajuda missionária. Este projeto missionário, de comum acordo entre as duas Dioceses, é uma realização das propostas do Sínodo arquidiocesano que diz: ”Estudar uma forma de participação no projeto de Igrejas-Irmãs na Amazônia, como meio de aprofundar a solidariedade e a cooperação missionária entre as Igrejas e a superação da má distribuição dos missionários leigos e consagrados nas diferentes regiões do Brasil” (D. Conclusivo do sínodo arquidiocesano, n. 64 – 2008). Além disso, é uma resposta ao apelo, veemente, do Papa Francisco: “Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos são convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do evangelho”(EG, 20). Na linha do magistério do Papa Francisco, a CNBB, em sua primeira prioridade, convoca para uma “Igreja em estado permanente de missão. É dentro deste contexto que a arquidiocese, num gesto de solidariedade, enviará 2 sacerdotes (Padre Luilson e Padre Enivaldo) para a região missionária da Amazônia, muito desprovida de Clero.
Alguns dados históricos: O Município de Mirante da Serra tem aproximadamente 13 mil habitantes e está localizado a 100 km de Ji-Paraná. Neste Município está a Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, com 26 anos de vida e com uma área de 1.191. É formada por 74 comunidades, das quais 6 são urbanas e 68 rurais. Todas essas comunidades já possuem suas capelas, salas de catequese e, algumas, com centro de formação. Na animação das comunidades atuam 144 ministros da palavra e da eucaristia, 24 testemunhas qualificadas do matrimônio e 24 ministros do batismo. No serviço da catequese atuam 126 catequistas. Há, ainda, 105 novos catequistas na escola de formação da Matriz. Comunidades urbanas: Três Municípios Integram a Paróquia: 1- Mirante da Serra (aproximadamente 13 mil Hab.), 2- Nova União (aproximadamente 10 mil hab.) 3 – Tarilândia (aproximadamente 8 mil Hab.). Estes Municípios são próximos uns dos outros. Suas principais atividades econômicas são: Pecuária, atividade leiteira, Criação de peixes, agricultura familiar, funcionalismo publico e comércio. É uma região com muita vitalidade por causa do solo que é muito bom e produtivo. A cidade de Mirante da Serra tem, além da comunidade Matriz, 3 comunidades Católicas. Comunidades rurais: São 69 comunidades rurais, espalhadas nas “linhas” dos 3 Municípios. As “linhas”, assim denominadas em Rondônia desde a colonização, ajudam na identificação dessas comunidades. Existem 3 assentamentos nas comunidades rurais: 1- assentamento Pe. Ezequiel Ramin. 2- Assentamento Margarida Alves 3 – Assentamento Palmares. Existe, também, uma reserva indígena no território paroquial. Estas comunidades recebem atendimento pastoral a cada 2 ou 3 meses.
Principais Desafios pastorais: 1- Escassez de lideranças: Formação de mais lideranças leigas para o serviço de evangelização e animação das comunidades 2- Aprimoramento da formação dos Ministros(as) veteranos da palavra, da eucaristia e do Matrimônio. 3 – Pluralismo religioso: Rondônia é o 2º Estado mais evangélico do Brasil. É muito forte a presença dos evangélicos em todas as regiões. Por isso, houve migrações de Católicos para religiões evangélicas. Portanto, o empenho ecumênico é indispensável no trabalho pastoral na região da Amazônia.
Endereço:
Paróquia Bom Jesus dos Migrantes – Mirante da Serra – RO
Rua: 28 de Novembro, nº 2293 – CEP: 76926-000

Pe. Deusdédit
Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …