Página Inicial / Notícias / Catedral Metropolitana conclui ações para celebrar seus 300 anos em Cuiabá

Catedral Metropolitana conclui ações para celebrar seus 300 anos em Cuiabá

A Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá se prepara para o encerramento das atividades em comemoração aos 300 anos de evangelização. No próximo dia 26 de novembro, às 19h, uma celebração da Santa Missa será realizada, com a presença do arcebispo Metropolitano, Dom Mário Antônio da Silva, do cura da Catedral e vigário geral da arquidiocese, padre Deusdédit Monge de Almeida, e de sacerdotes e religioso que fazem parte da Arquidiocese de Cuiabá.

A Santa Sé concede Indulgência Plenária a todos os fiéis que, com as devidas condições, passarem pela igreja e realizarem orações pelo papa, até uma semana depois da celebração do dia 26. A indulgência apaga as penas temporais decorrentes do pecado cometido. Esse benefício espiritual serve para realçar a importância da catedral para o bem das almas em Cuiabá.

“A Catedral é o símbolo da história da capital mato-grossense. É uma das mais bonitas que já vi, e um ponto diário para visitação dos turistas. É um local de fé, que se reconstrói, assim como nós, com o passar do tempo”, destacou o arcebispo.

Benedito Rondon, de 48 anos, é Chapadense, mas durante suas visitas a Cuiabá faz questão de passar para realizar suas orações e apreciar os detalhes das mais de 2 milhões de pastilhas que compõem os 20 metros de altura da imagem de Cristo Rei do Universo, colados na parede central da Catedral. “Gosto de entrar aqui. Me sinto bem (sic), faço minha oração, me lembro de todos os detalhes de quando era criança e de admirar as pequenas pedrinhas que ficam brilhando lá no alto”, destacou o turista.

Para o cura, padre responsável pela Catedral, os 300 anos de história da Igreja em Cuiabá nos aproximam mais da nossa história com nossos familiares. “Neste ano também celebramos o Jubileu de Ouro, são 50 anos da nova Catedral. Nossas famílias acompanharam todo o processo de reconstrução e reformas que passamos nos últimos cinquenta anos. Tiveram paciência, carinho, generosidade e piedade”, destacou padre Deusdédit.

O encerramento do ano vocacional conta com a celebração da Santa Missa, investidura de acólitos e leitoras, além da conclusão do período de indulgência plenária concedido em decorrência do Jubileu de 50 anos da Catedral, também celebrado em 2023.
Em dezembro, especificamente no dia 15, às 19h, uma Cantata de Natal será realizada na Catedral para selar as celebrações das ações realizadas durante todos esses anos de construção, reformas e restaurações, que envolve gerações de fiéis, artistas, arquitetos e autoridades.

Indulgência Plenária

Para lucrar a Indulgência alguns critérios precisam ser concluídos:

1 – Detestar todos os pecados, inclusive os mais leves;
2 – Ter realizado o sacramento da confissão recentemente;
3 – Participar da Santa Missa;
4 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória e
5 – Visitar a Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá até o dia 03 de dezembro.

Você pode Gostar de:

Especial É Tempo de Cuidar do RS

CNBB E SIGNIS BRASIL PROMOVEM ESPECIAL AO VIVO COM CANTORES E INFLUENCERS CATÓLICOS A FAVOR …