Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013

Jornada Mundial da Juventude 2013

Balanço final da JMJ Rio2013

Balanço final da JMJ Rio2013: público recorde de 3,7 milhões de pessoas em Copacabana.

Os resultados alcançados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) superaram as expectativas, de acordo com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. O público presente à Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro Ato Central, a Missa de Abertura (600 mil). O impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$   1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo. Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 30.
No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.
Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.
“Nós vimos Deus agir. Deus atuou no meio de nós. Deus nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto na História como Deus tem atuado. Não tem outra explicação”, destacou Dom Orani.

Leia Mais....

Evangelização da Juventude no Brasil

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, envia carta aos padres e responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil. No texto, o bispo recorda os momentos preciosos da JMJ com a visita do Papa Francisco e pede: "precisamos auxiliar os jovens no seu discernimento vocacional. A vocação foi o principal tema abordado na tarde do dia 28 no encontro com os jovens voluntários da JMJ".
Confira o texto na íntegra:
Brasília, 01 de Agosto de 2013.
Caros responsáveis pela evangelização da juventude.
“Gracias a los Hermanos Obispos, a los sacerdotes, a los seminaristas, a las personas consagradas y a los fieles laicos que acompañan a los jóvenes [...]
en su peregrinación hacia Jesús.” (Papa Francisco)

Leia Mais....

Vígilia na JMJ 2013 com o Papa

Foto: Após realizar uma peregrinação urbana de 9,5 Km pelas ruas do centro e zona sul do Rio de Janeiro, 3 milhões de peregrinos se concentraram na praia de Copacabana para vigília da Jornada Mundial da Juventude, na tarde deste sábado, 27 de julho. O Papa Francisco desfilou mais uma vez no papamóvel, e chegou pontualmente ao palco central, às 19h30. O número de pessoas presentes ao evento foi confirmado pela Prefeitura do Rio. Durante a vigília, foram apresentados testemunhos de diversos jovens, ao mesmo tempo em que se construiu no palco uma pequena igreja, retomando a experiência de São Francisco de Assis. Testemunhos Carlos Lins, de 30 anos, relatou a sua experiência com o mundo das drogas e de construção da família, e agradeceu ao testemunho do sumo pontífice. “Querido Papa Francisco. As suas lições de humildade nos permitiram tocar um pouco do céu aqui na terra!”. O jovem convocou toda a juventude a colocar em prática o lema da JMJ: ‘Ide e fazei discípulos’. O padre Flávio Matias contou a sua experiência na vida missionária, na Prelazia de Paranatinga (MT). “Celebro a santa missa para um grupo indígena xavante, o que é muito gratificante”. Ele relatou um fato ocorrido em um retiro ao ouvir a confissão de uma criança. “Isso me faz crescer em meu ministério. Não há outro modo de ser pastor se não estiver junto com as ovelhas, dando-lhes segurança”, relatou. Felipe Passos contou como a fé o ajudou diante das dificuldades, e seu relato de vida em castidade. “Posso dizer que na vigília da JMJ de Madrid eu tive uma experiência muito forte com Jesus. Naquele silêncio pedido por Bento XVI, eu escutei a voz de Deus”. Em seu grupo de jovens na paróquia, vive a experiência da fé e da fraternidade. Num assalto em sua casa, Felipe levou um tiro que o deixou numa cadeira de rodas. “Sei que Deus tem para mim uma missão muito maior!”. Ana Vitória, da Pastoral da Juventude, contou a sua experiência de fé junto de sua família. “Minha vida era apenas dançando funk”, até o dia em que ouviu no rádio uma canção que a tocou profundamente o seu coração. “Sem perceber, parei de escutar funk, e comecei a participar da missa, e a Palavra de Deus mudou o meu viver. O meu refúgio sempre esteve nas Sagradas Escrituras. Não me canso de apresentar o projeto de vida de Jesus Cristo aos outros jovens”. FONTE : SITE CNBB

Após realizar uma peregrinação urbana de 9,5 Km pelas ruas do centro e zona sul do Rio de Janeiro, 3 milhões de peregrinos se concentraram na praia de Copacabana para vigília da Jornada Mundial da Juventude, na tarde deste sábado, 27 de julho. O Papa Francisco desfilou mais uma vez no papamóvel, e chegou pontualmente ao palco central, às 19h30.
O número de pessoas presentes ao evento foi confirmado pela Prefeitura do Rio. Durante a vigília, foram apresentados testemunhos de diversos jovens, ao mesmo tempo em que se construiu no palco uma pequena igreja, retomando a experiência de São Francisco de Assis.
Testemunhos
Carlos Lins, de 30 anos, relatou a sua experiência com o mundo das drogas e de construção da família, e agradeceu ao testemunho do sumo pontífice. “Querido Papa Francisco. As suas lições de humildade nos permitiram tocar um pouco do céu aqui na terra!”. O jovem convocou toda a juventude a colocar em prática o lema da JMJ: ‘Ide e fazei discípulos’.
O padre Flávio Matias contou a sua experiência na vida missionária, na Prelazia de Paranatinga (MT). “Celebro a santa missa para um grupo indígena xavante, o que é muito gratificante”. Ele relatou um fato ocorrido em um retiro ao ouvir a confissão de uma criança. “Isso me faz crescer em meu ministério. Não há outro modo de ser pastor se não estiver junto com as ovelhas, dando-lhes segurança”, relatou.

Leia Mais....

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora

Parece que foi ontem!!! A Cruz  e o Ícone de Nossa Senhora estavam em Cuiabá no Bote Fé do ano passado. Quantos momentos de evangelização, testemunho de fé e muita oração. Nesta semana jovens peregrinos de outros países visitam nosso Estado e se preparam para a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE no Rio de Janeiro.

Convidamos a todos irmãos e irmãs participarem da  PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA (PRÉ JORNADA CUIABÁ) :  Dia 20 DE JULHO - Pela manhã : CELEBRAÇÃO PENITENCIAL e  a NOITE: SHOW CATÓLICO com Davidson Silva (Comunidade Shalom) NO MEMORIAL PAPA JOÃO PAULO II. No Domingo pela manhã teremos a caminhada da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até o Memorial Papa João Paulo II (concentração na Catedral de Cuiabá domingo 21 de julho às 06h30), já no Memorial teremos as 11h00 a Santa Missa de Envio dos Jovens para a JMJ2013.

Leia Mais....