Página Inicial / Notícias / Cardeal Cláudio Hummes

Cardeal Cláudio Hummes

O Cardeal Claudio Hummes é o novo Prefeito da Congregação para o Clero.

VATICANO, 31 Out. 06 (ACI) .- O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia do Cardeal Darío Castrillón Hoyos ao ofício de Prefeito da Congregação para o Clero e nomeou em sua substituição ao Cardeal Claudio Hummes, O.F.M., até agora Arcebispo de São Paulo, Brasil.
O Cardeal Castrillón, colombiano de 77 anos de idade, tinha apresentado com antecedência sua renúncia ao Santo Padre ao ter alcançado o limite de 75 estabelecido no canon 354 do Código de Direito Canônico para o desempenho desta função na Cúria Romana. Em 1998 tinha sido nomeado para essa responsabilidade pelo Papa João Paulo II.
O Cardeal Hummes, filho de imigrantes alemães, nasceu em Montenegro, estado do Rio Grande do Sul, em 8 de agosto de 1934. Foi ordenado sacerdote em 3 de agosto de 1958. Tem um doutorado em filosofia pelo Antonianum, Roma, e uma especialização em ecumenismo no Instituto Ecumênico de Bossey, em Ginebra, Suíça. Foi Superior da Província Franciscana de Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho Franciscano Latino-americano.

Foi nomeado Bispo de Santo André em 1975 e, em 1996, Arcebispo de Fortaleza.

Dois anos depois, em abril de 1998, quando pensou que sua “seguinte mudança seria o retiro ou o túmulo", Dom Hummes foi nomeado novo Arcebispo de São Paulo, sucedendo ao Cardeal Paulo Evaristo Arns.

O novo Prefeito foi criado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001. Em 2002 foi o pregador do Retiro Quaresmal da Cúria Vaticana, no qual participou o mesmo pontífice. É membro de diversos dicastérios vaticanos.

Você pode Gostar de:

Santa Missa em Ação de Graças ao Senhor Bom Jesus

Na manhã desta segunda-feira, 8 de abril/2024, às 06h30, aconteceu a Santa Missa em Ação …