Página Inicial / Voz do Pastor / DIRETRIZES PASTORAIS 2018-2022!

DIRETRIZES PASTORAIS 2018-2022!

DIRETRIZES DA ´PASTORAL DA COMUNICAÇÃO´ na Arquidiocese de Cuiabá: 2018-2022!

O Sínodo é uma ação continuada, mais do que um evento:começou para nunca mais acabar”.

RELEMBRANDO… O Sínodo aconteceu assim: Mais de 18.500 (dezoito mil e quinhentas) pessoas participaram da primeira fase/CONSULTIVA: foram os Grupos de Reflexões nas Comunidades de
todas as Paróquias através dos CINCO ROTEIROS!
Aconteceu assim:
1ª. Fase do Sínodo: Conscientização (1º. Roteiro – oito meses! – julho/2004 a fevereiro/2005);
2ª. Fase do Sínodo: Grupos de Reflexão/Comunidades e Assembleias Paroquiais e Arquidiocesanas (março-2005 a 26/maio/2007);
3ª. Fase do Sínodo: Fase de Redação: 2º. Semestre-2007 a 22/maio/2008;
4ª. Fase do Sínodo: 2009 e 2010: I Congresso Eucarístico e Centenário da Arquidiocese – Visitais Pastorais pós-Sínodo e contato com os Documentos;
5ª. Fase do Sínodo: 2011 e 2012: Multiplicadores-Leigos/as repassaram os DOCUMENTOS DO SÍNODO às Lideranças das Comunidades;
6ª. Fase do Sínodo: A partir de 2012 as ASSEMBLEIAS ARQUIDIOCESANAS atualizaram o Sínodo.

Nasceu, assim, aos 13 de dezembro/2011, o Roteiro para a I ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA: “DIRETRIZES 2012 – 2018 – Instrumento de Trabalho – Catequistas (Agentes) & Sacramentos da Iniciação Cristã”. Começava a preparação remota e próxima para a I Assembleia Arquidiocesana pós Fase técnica sinodal.

Aos 24 de março de 2012, no Colégio Coração de Jesus – Cuiabá,MT – Irmãs Salesianas, sábado, véspera do 5º. Domingo da Quaresma, aconteceu a I ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ “DIRETRIZES”: FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS E SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

Aos 16 de março de 2013, no Colégio Coração de Jesus – Cuiabá,MT – Irmãs Salesianas, sábado, véspera do 5º Domingo da Quaresma,aconteceu a II ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ:
DIRETRIZES – 2014-2019 – PASTORAL FAMILIAR!

Aos 05 de abril de 2014, no Colégio Coração de Jesus – Cuiabá, MT – Irmãs Salesianas, sábado, véspera do 5º Domingo da Quaresma, aconteceu a III ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ: TREINAMENTO PARA O REPASSE NAS PARÓQUIAS DAS “DIRETRIZES – 2014-2019 – PASTORAL FAMILIAR”.
Aos 14 de março de 2015, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Cuiabá, MT – sábado, véspera do 4º Domingo da Quaresma, aconteceu a IV ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ: DIRETRIZES – 2015-2020 – PASTORAIS SOCIAIS!

Também para estas DIRETRIZES seguimos o MÉTODO “VER – JULGAR – AGIR”!
ACONTECEU AOS 12/março/2016 a V ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ SOBRE A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PARA DELINEARMOS AS “DIRETRIZES 2017-2021’.

Finalmente, aos 25 de março de 2017 acontece a VI ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ sobre a Dimensão dos Leigos e Leigas.

O nosso rosto é assim: “´Casa e Escola da Comunhão`” entre nós! Conduzidos pelas mãos maternas de Nossa Senhora viveremos como igreja comunhão com a Trindade-Deus-Amor… olhando para a frente, como discípulos missionários no terceiro milênio! Para quê definimos o único caminho-comunhão? Para que cada um de nós seja protagonista em fazer da Família, da Comunidade, da Paróquia e da Arquidiocese de Cuiabá uma grande rede-comunhão: Arquidiocese-net; Paróquia-net; Pastoral-net; Evangeliza-net… tudo precisa acontecer em rede, em comunhão! Então, quais atitudes precisamos ter no dia-a-dia?
As atitudes-comunhão: disponibilidade, esperança, paciência, equilíbrio, audácia… somando estas e outras atitudes, o resultado no agora será amor-comunhão! Em rede-comunhão seremos reflexo da
COMUNHÃO que Deus é em FAMÍLIA-TRINITÁRIA!
Receba o meu fraterno abraço!
Em Cristo, com Maria:
+Milton Santos,sdb – Arcebispo de Cuiabá

Dom Mário convida para a Celebração de Corpus Christi

A Arquidiocese de Cuiabá convida para a Celebração de Corpus Christi que será realizada no …