Página Inicial / Voz do Pastor / DIRETRIZES PASTORAIS 2018-2022!

DIRETRIZES PASTORAIS 2018-2022!

DIRETRIZES DA ´PASTORAL DA COMUNICAÇÃO´ na Arquidiocese de Cuiabá: 2018-2022!

O Sínodo é uma ação continuada, mais do que um evento:começou para nunca mais acabar”.

RELEMBRANDO… O Sínodo aconteceu assim: Mais de 18.500 (dezoito mil e quinhentas) pessoas participaram da primeira fase/CONSULTIVA: foram os Grupos de Reflexões nas Comunidades de
todas as Paróquias através dos CINCO ROTEIROS!
Aconteceu assim:
1ª. Fase do Sínodo: Conscientização (1º. Roteiro – oito meses! – julho/2004 a fevereiro/2005);
2ª. Fase do Sínodo: Grupos de Reflexão/Comunidades e Assembleias Paroquiais e Arquidiocesanas (março-2005 a 26/maio/2007);
3ª. Fase do Sínodo: Fase de Redação: 2º. Semestre-2007 a 22/maio/2008;
4ª. Fase do Sínodo: 2009 e 2010: I Congresso Eucarístico e Centenário da Arquidiocese – Visitais Pastorais pós-Sínodo e contato com os Documentos;
5ª. Fase do Sínodo: 2011 e 2012: Multiplicadores-Leigos/as repassaram os DOCUMENTOS DO SÍNODO às Lideranças das Comunidades;
6ª. Fase do Sínodo: A partir de 2012 as ASSEMBLEIAS ARQUIDIOCESANAS atualizaram o Sínodo.

Nasceu, assim, aos 13 de dezembro/2011, o Roteiro para a I ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA: “DIRETRIZES 2012 – 2018 – Instrumento de Trabalho – Catequistas (Agentes) & Sacramentos da Iniciação Cristã”. Começava a preparação remota e próxima para a I Assembleia Arquidiocesana pós Fase técnica sinodal.

Aos 24 de março de 2012, no Colégio Coração de Jesus – Cuiabá,MT – Irmãs Salesianas, sábado, véspera do 5º. Domingo da Quaresma, aconteceu a I ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ “DIRETRIZES”: FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS E SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

Aos 16 de março de 2013, no Colégio Coração de Jesus – Cuiabá,MT – Irmãs Salesianas, sábado, véspera do 5º Domingo da Quaresma,aconteceu a II ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ:
DIRETRIZES – 2014-2019 – PASTORAL FAMILIAR!

Aos 05 de abril de 2014, no Colégio Coração de Jesus – Cuiabá, MT – Irmãs Salesianas, sábado, véspera do 5º Domingo da Quaresma, aconteceu a III ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ: TREINAMENTO PARA O REPASSE NAS PARÓQUIAS DAS “DIRETRIZES – 2014-2019 – PASTORAL FAMILIAR”.
Aos 14 de março de 2015, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Cuiabá, MT – sábado, véspera do 4º Domingo da Quaresma, aconteceu a IV ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ: DIRETRIZES – 2015-2020 – PASTORAIS SOCIAIS!

Também para estas DIRETRIZES seguimos o MÉTODO “VER – JULGAR – AGIR”!
ACONTECEU AOS 12/março/2016 a V ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ SOBRE A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PARA DELINEARMOS AS “DIRETRIZES 2017-2021’.

Finalmente, aos 25 de março de 2017 acontece a VI ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE CUIABÁ sobre a Dimensão dos Leigos e Leigas.

O nosso rosto é assim: “´Casa e Escola da Comunhão`” entre nós! Conduzidos pelas mãos maternas de Nossa Senhora viveremos como igreja comunhão com a Trindade-Deus-Amor… olhando para a frente, como discípulos missionários no terceiro milênio! Para quê definimos o único caminho-comunhão? Para que cada um de nós seja protagonista em fazer da Família, da Comunidade, da Paróquia e da Arquidiocese de Cuiabá uma grande rede-comunhão: Arquidiocese-net; Paróquia-net; Pastoral-net; Evangeliza-net… tudo precisa acontecer em rede, em comunhão! Então, quais atitudes precisamos ter no dia-a-dia?
As atitudes-comunhão: disponibilidade, esperança, paciência, equilíbrio, audácia… somando estas e outras atitudes, o resultado no agora será amor-comunhão! Em rede-comunhão seremos reflexo da
COMUNHÃO que Deus é em FAMÍLIA-TRINITÁRIA!
Receba o meu fraterno abraço!
Em Cristo, com Maria:
+Milton Santos,sdb – Arcebispo de Cuiabá

Homilia Solenidade de Corpus Christi

HOMILIA – CORPUS CHRISTI-2016 - 26/MAIO/2016
+Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Celebramos hoje a Solenidade do Corpo de Deus ainda marcados vivamente na memória pela romaria-caminhada do dia 08 de maio/2016 com Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e, “matogrossense”, pois agora esta imagem peregrina que veio de Aparecida, SP, traz em seu manto também a BANDEIRA DE MATO GROSSO com as Bandeiras do Brasil e do Papa. “Nossa Senhora Aparecida “matogrossense” se torna para nós um título da nossa originalidade de “romeiros de Aparecida” na celebração do Jubileu dos “300 anos” do encontro da pequena imagem nas águas do Rio Paraíba... Hoje, também a Virgem Maria está conosco em sua imagem peregrina nesta Eucaristia e nos acompanhará na caminhada-procissão do SSmo. Sacramento até à Catedral-Basílica do Senhor Bom Jesus: Maria Santíssima, a mulher-Eucarística por excelência!
Neste momento com Nossa Senhora estamos comungando o Pão-da-Palavra de Deus que nos provoca a tornar eucarística toda partilha ‘do nosso pão de cada dia` com quem está afastado do banquete-da-vida e passa algum tipo de fome!