Página Inicial / Notícias / O Papa Francisco é mais novo Faixa Preta 10º DAN de Taekwondo

O Papa Francisco é mais novo Faixa Preta 10º DAN de Taekwondo

O Papa Francisco foi homenageado pelo presidente da Federação Mundial de Taekwondo (WTF), Chungwon Choue, que lhe concedeu  a Faixa Preta honorária de 10º Dan, a mais alta graduação do Taekwondo.

O encontro entre o Papa e o presidente da WTF aconteceu  na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano e, de acordo com Choue, “foi uma enorme  honra conhecer um homem que tem uma dimensão moral tão grande em todo o mundo”.
Segundo informação da WTF, durante a reunião com o presidente Choue, o Papa manifestou  grande interesse na Fundação Humanitária de Taekwondo (THF),  projetada  pela WTF com o objetivo de capacitar os mais necessitados, ensinando Taekwondo para os refugiados e para outras pessoas em situações de risco.
O Papa Francisco é reconhecido por ser  fã de esportes e não esconde a sua paixão pelo clube de futebol argentino San Lorenzo.
Em outubro de 2016, a equipe de demonstração da WTF  já havia se apresentado perante o Papa, na primeira Conferência Global sobre Fé e Esporte, que se realizou no Vaticano.

Destacamos que em nossa Arquidiocese existem alguns projetos sociais de Parceria entre o Taekwondo e algumas Capelas.

Conheça um pouco sobre o Taekwondo.
O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa “caminho dos pés e das mãos”.Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se esporte olímpico em 1988.
O Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Após ficar fora de Atlanta (1996), foi incluído no programa olímpico, valendo medalhas na edição de Sydney-2000.
A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é a entidade nacional que administra o desporto da modalidade Taekwondo no Brasil. É filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, à União Pan-americana de Taekwondo e à Federação Mundial de Taekwondo.

Em Mato Grosso

O Taekwondo foi introduzido em Mato Grosso em 1982, com a vinda do Grão Mestre Kwang Sôo Shin, 8º DAN, que instalou sua academia na cidade de Cuiabá, com o nome de Associação Shin TKD Club. Hoje existem várias academias, tanto na capital como no interior do Estado, administrados por discípulos graduados, formados pelo Grão Mestre Shin.
O TKD em Mato Grosso é representado pela federação de TKD do Estado de Mato Grosso, fundada em 25 de setembro de 1984, com sede em Cuiabá/MT, tendo como Presidente atual o mestre Hélio Ribeiro da Costa, Atualmente o TKD possui um grande número de praticantes em todo o Estado sendo estes, crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos. A nível de participação em campeonatos tem-se conseguidos bons resultados, tanto a nível local como nacional e internacional.

Fontes: CBTKD e  Alexandre M. Mendes – 2º Dan Faixa Preta

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …