Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 29º Domingo Comum 22.10.2017

Liturgia – 29º Domingo Comum 22.10.2017

“Eu sou o Senhor; não existe outro fora de mim!”
1.ACOLHIDA.
Deus é grande, é o Senhor do universo e conduz nossa vida, mesmo, independente de nosso comportamento. Os terroristas islâmicos gritam na hora do crime: “Alá é grande!”. Precisamos imitá-los, evocando a toda a hora, a presença grande e misericordiosa de nosso Deus. Ele é cheio de amor por nós. Ele não quer o crime, mas a compaixão e a misericórdia.
Entremos neste clima dizendo para nós mesmos durante esta celebração: “Nosso Deus é grande. Ele é o Senhor de minha vida! Conduze-me, Senhor, pelos teus caminhos que são cheios de amor misericordioso”.

2.PALAVRA DE DEUS.
Is 45,1.4-6 – O Profeta Isaías admira a sabedoria de Javé, seu Deus, que se valei do Rei Ciro, rei da Pérsia, para libertar se povo do cativeiro da Babilônia. Valeu-se de um conquistador para realizar seu Plano de Salvação: “Amei-te, valente guerreiro, sem me conheceres (…) para conheceres que fora de mim não existe outro Deus!”.

1Ts 1,1-5 – Paulo Apóstolo elogia a fé e a coragem dos Tessalonicenses que acreditaram no Evangelho e realizaram boas obras missionárias. Expandiram a Igreja para outras comunidades.

Mt 22,15-21 – Os inimigos de Jesus, fariseus e herodianos, sabem que Ele é um mestre especial, mas não querem aprender com Ele! Procuram criar intrigas para anulá-lo perante o povo. É a luta das trevas contra a luz. Mas Jesus é a luz do mundo! Esta Luz não pode ser apagada!

3.Reflexão.
Deus é grande e senhor do universo. Aparentemente, o mundo escapou de seu controle; mas é apenas aparência! Ele é, verdadeiramente, o Senhor do Universo e tudo concorre para realizar o seu Plano de Salvação, tanto na vida individual quanto na vida coletiva ou meso universal. Realmente, Ele é o Senhor. Ciro, rei guerreiro, luta por seus interesses, mas, sem saber, ele corre para realizando os Planos de Javé na realização na liberação do Povo de Israel. Deixe Deus conduzir a sua vida e você verá as maravilhas que Ele faz com você e para você!

É necessário ter um olhar de profeta para descobrir na trama de nossa vida cotidiana os caminhos de Deus. O povo antigo e atual tem uma explicação para o sucesso do rei Ciro, na conquista da Babilônia, mas o profeta Isaías percebeu o caminho de Javé que se valeu de um rei conquistador e pagão para realizar o seu projeto de libertação do Povo de Israel exilado e escravizado pelos babilônicos. Reflexão e fé são necessários para entender os caminhos de Deus. Aliás, existe um provérbio popular que afirma: “Deus escreve direito através das linhas tortas dos homens!” Quantas linhas tortas existem em sua vida? Linhas tortas que Deus endireitou para nosso seu bem? Pense nisso, meu irmão, minha irmã!

A armadilha dos fariseus queria colocar Jesus numa situação embaraçosa e impossível de evitar: “Ou desagradaria aos fiscais do Império romano ou incorreria na raiva dos nacionalistas fariseus e herodianos!” Jesus seria um entreguista covarde ou um revolucionário! Mas Ele estabeleceu a divisão clara entre os deveres políticos e religiosos. Mas, Jesus fala de restituição, mas de que restituição Ele está falando? Que devemos devolver a Deus e ao Estado? E qual seria a mais importante!

“Daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus!”

Frei Carlos Zagonel, OFMCAP

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …