Página Inicial / Notícias / Prêmio de comunicação “Microfone de Prata” valoriza produções radiofônicas

Prêmio de comunicação “Microfone de Prata” valoriza produções radiofônicas

Prêmio de comunicação “Microfone de Prata” valoriza produções radiofônicas.

O prêmio “Microfone de Prata” foi criado por uma instituição que não existe mais, a Unda Brasil. A continuidade da missão dela foi assumida pela Signis Brasil. Nos dois casos, eram e é uma instância católica que ajuda o trabalho de acompanhamento, formação e animação dos chamados meios de comunicação social.  O Rádio, para o qual é dado o prêmio, é uma das expressões da Igreja no Brasil mais importante na história recente. Há centenas de emissoras que tem sua gestão sob a responsabilidade de paróquias, dioceses, fundações e congregações religiosas. E o prêmio foi criado justamente para valorizar e destacar esse trabalho. Com o passar do tempo, os organizadores do prêmio também incentivaram a participação de trabalhos radiofônicos em veículos fora da Igreja, contando que sejam trabalhos que deem relevo a valores humanos e cristãos.

O Prêmio
Organizado em três categorias: religioso, jornalístico e entretenimento, o prêmio é concedido a uma pessoa que representa toda a equipe que realiza os programas, as reportagens, os documentários. Depois de encerradas as inscrições, no próximo dia 31 de janeiro de 2018, os trabalhos serão encaminhados a um corpo de jurados definido pela Signis e Rede Católica de Rádio (RCR), em São Paulo. São envolvidos: ouvintes, profissionais do Rádio e professores para analisar cada candidatura.
Para a presidente da RCR, Ângela Moraes, o prêmio valoriza o conteúdo radiofônico veiculado pelas emissoras católicas: “Ele valoriza o comunicador, a produção, a parte técnica, a linguagem, e isso é importante para qualificar o nosso produto radiofônico”.

Últimos ganhadores
Na edição de 2017, na categoria de jornalístico, ganhou o prêmio Microfone de Prata uma extraordinária reportagem da Rádio Senado feita pela jornalista Paula Groba: “Prevenção do suicídio: é preciso falar. É possível salvar vidas”. Segundo informações da emissora, com esse trabalho especial, durante os 30 minutos do programa, o ouvinte pode ficar sabendo como identificar atitudes de quem pode estar pensando em acabar com a própria vida, a opinião de especialistas sobre como prevenir este mal e o que tem sido feito pelo governo para evitar as mortes.
O ganhador na categoria Religioso foi um programa da Rádio Imaculada Conceição, de Santo André (SP), apresentado por Nathalia Silva Pinto: “Família Consagrada”. Durante a cerimônia de entrega dos prêmios que foi gravada numa velha sala de cinema, em Trindade (GO), Nathalia falou da emoção de fazer um programa diário no Rádio e confessou que pedia a Deus que falasse por ela nos dias em que ela não se sentia com todas as condições para realizar o trabalho.
A terceira categoria do prêmio Microfone de Prata do ano de 2017, a do Entretenimento, foi também ganhadora uma produção da Rádio Imaculada Conceição: “Ponto de Encontro”. Nathalia Silva que representou o “Família Consagrada” estava acompanhada pela jornalista Ana Cristina Ribeiro e também falou do prêmio em matéria publicada no site da Milícia da Imaculada: “Receber estes reconhecimentos nos confirma que estamos no caminho certo em nossa missão como Igreja. Estamos no ar com o Família Consagrada há 7 anos e com o Ponto de Encontro há 9. Temos imensa gratidão por todas as pessoas que contribuíram e contribuem, de alguma forma, com o nascer e crescer de nossos programas”.

Prêmio de comunicação “Microfone de Prata” valoriza produções radiofônicas

Você pode Gostar de:

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …