Página Inicial / Galeria de Fotos / Abertura da Semana do Migrante 2018

Abertura da Semana do Migrante 2018

Na Semana de  17 a 24 de junho/2018 acontece a 33ª Semana do Migrante este ano com o tema “A vida é feita de encontros” e o lema “Braços abertos sem medo para acolher!”

Na Arquidiocese de Cuiabá a semana iniciou com a Santa Missa presidida por Dom Milton Santos, Arcebispo Metropolitano  e concelebrada pelo Pe. Pedro, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo e Diretor da Casa do Migrante em Cuiabá, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá .

Vale destacar que Casa do Migrante (Pastoral do Migrante), existe a mais de 27 anos, e exerce seu compromisso com amor incondicional para com o próximo. E este ano é acolheu com muito carinho mais de 100 venezuelanos que chegaram à Cuiabá em busca de esperança e oportunidade. Na tentativa de conquistar liberdade e vida digna, viabilizando emprego, alimento, saúde, moradia e dignidade perdida em meio ao colapso instalado na Venezuela diante da intensa crise política.

Confira em nossa galeria algumas fotos da Santa Missa realizada no domingo 17 de junho/2018 –  clique aqui.

O Sumo Pontífice Papa Francisco também no Vaticano destacou a importância da acolhida aos migrantes com gestos concretos de solidariedade. O Papa Francisco fez votos de que os países que estarão envolvidos nas consultas para adotar um Pacto Mundial sobre refugiados, “cheguem a um acordo para assegurar, com responsabilidade e humanidade, assistência e proteção a quem é obrigado a deixar o próprio país”.
O Papa Francisco também recordou no Angelus deste domingo o Dia Mundial do Refugiado a ser celebrado esta semana: “Na próxima quarta-feira recorre o Dia Mundial do Refugiado, promovido pelas Nações Unidas, para chamar a atenção para o que eles vivem, muitas vezes com grande ansiedade e sofrimento, os nossos irmãos forçados a fugir de suas terras devido a conflitos e perseguições. Um dia que, este ano, é o centro das consultas entre os governos para a adoção de um Pacto Mundial sobre Refugiados, que deve ser adotado em até um ano, como aquele para uma migração segura, ordeira e regular”.
O Pontífice fez votos de que “os Estados envolvidos nesse processo cheguem a um acordo para assegurar, com responsabilidade e humanidade, assistência e proteção a quem é obrigado a deixar o próprio país”.
Mas o apelo à solidariedade é dirigido também a cada um de nós:
“Mas também cada um de nós é chamado a estar perto dos refugiados, a encontrar momentos de encontro com eles, a acolher e a valorizar sua contribuição, para que também eles possam se integrar melhor nas comunidades que os recebem. Neste encontro e neste recíproco apoio e respeito, está a solução de muitos problemas”.
Também por meio de um tweet o Papa Francisco recordou o drama das migrações, relançando a campanha da Caritas “Share the Journey”, em favor dos migrantes.

Assembleia da CNBB encerrada na sexta-feira (19 de abril)

ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB CONCLUI COM CELEBRAÇÃO E CONSAGRAÇÃO À PADROEIRA DO BRASIL A 61ª …