Página Inicial / Notícias / Homilia – Ordenação Sacerdotal (23 de junho)

Homilia – Ordenação Sacerdotal (23 de junho)

HOMILIA – ORDENAÇÃO  SACERDOTAL –  Pe. FELIPE SILVA SANTOS
Várzea Grande, 23/JUNHO/2018

Nesta solenidade da Vigília do Nascimento de São João Batista, celebramos esta Eucaristia com a ordenação do DIÁCONO FELIPE SILVA SANTOS DA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ… AGORA… ORDENAÇÃO PARA PADRE!
Essa celebração do nascimento de S. João Batista é uma das poucas celebrações que remetem, levam ao nascimento, e, não ao martírio ou à morte… sinais da ressurreição! Sabem por que? Porque João Batista é chamado desde o ventre de Isabel para a sua missão. Seu martírio também é celebrado, porém com menos solenidade, pois, o seu nascimento, ao lado do próprio Natal, são marcos do início de um novo tempo. Também para Você Diácono FELIPE… Hoje… está acontecendo um novo tempo, é um novo nascimento: agora… como PADRE!
No nascimento de João Batista todos os que ouviram a notícia do seu nascimento ficavam pensando: “O que vai ser este menino?”
Hoje… no momento da imposição das mãos também eu estarei perguntando, e, comigo seus pais, familiares… e todos aqui presentes: “O que será desse novo PADRE – PADRE FELIPE SILVA SANTOS?” A mão de Deus já estava indiscutivelmente sobre Você, FELIPE, desde o ventre materno…
E, aí, certamente, Diácono Felipe, em sua mente paira a sensação do Profeta Jeremias que ouvimos na primeira leitura de hoje (Jr 1,4-10)…  Diz Javé: “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. Disse Jeremias: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo!” Disse Deus a Jeremias: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás! Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”!! “Eis que ponho minhas palavras em tua boca.!!
Você, FELIPE, resumiu desde a ordenação de Diácono a sua vida na Palavra de Deus que o inspirou a assumir um compromisso de vida, agora… como Sacerdote. Eis o seu Lema, o seu Slogan: “… o Senhor se lembra sempre da ALIANÇA!” (Sl 105,8). Como SACERDOTE Você será portador e promotor de ALIANÇA-COMUNHÃO DAS PESSOAS ENTRE SI E COM DEUS! VOCÊ está significando que ´Deus quer levar a pessoa humana a uma vida de COMUNHÃO COM ELE!´ Esta COMUNHÃO é ALIANÇA de duas partes: Deus e Você! Deus e o seu Povo! Deus e cada um de nós! Duas vidas… em COMUNHÃO, em ALIANÇA: no monte Sinai o SANGUE dos animais foi prefigurativo do SANGUE QUE JESUS DERRAMOU NA CRUZ! Moisés na Aliança do Monte Sinai derrama uma parte do sangue sobre o altar e a outra parte do sangue asperge o povo para assinalar a união que se estabelece entre Javé e o Povo de Deus.
Mas, a ALIANÇA PLENA foi realizada graças ao sangue de Jesus, este sangue que transforma o coração, transforma a vida das pessoas e põe nas pessoas o Espírito Santo!
Jesus veio para estabelecer uma nova aliança entre Deus e a pessoa humana. Seu sangue derramado na cruz foi o sinal dessa nova aliança (Mateus 26:28)  expressa nas palavras da Consagração na Santa Missa: “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA…” Agora todos podem ter acesso a Deus e se tornar Seu povo, sem todas as regras da Lei de Moisés.
Assim, entendemos o Slogan escolhido por Você,  P. FELIPE: “… O Senhor se lembra SEMPRE DA ALIANÇA!” expressando a sua vontade de se doar no serviço a Deus, à Igreja e aos irmãos e irmãs como um ministro da eterna Aliança realizada por Cristo!
FELIPE, Você sabe…: ALIANÇA é “sinônimo” de COMUNHÃO! COMUNHÃO… é “sinônimo” de ALIANÇA! A sua união-aliança com Cristo é, ao mesmo tempo, união-aliança com as pessoas… A sua ALIANÇA-COMUNHÃO DE SACERDOTE irá tirar Você para fora de Você mesmo tornando Você ‘um só corpo’ fundindo a sua existência  na existência de todos: o seu sacerdócio é seu, e, é de todos!
São João Batista – aniversariante de amanhã! – 24 de junho!,  seja inspiração no seu sacerdócio de aliança-comunhão com Deus e com as pessoas, pois, Você também aniversaria amanhã: 24 de junho! PARABÉNS A VOCÊ, P. FELIPE! FELICIDADES…!!
FELIPE, o seu Lema de Sacerdote: “O SENHOR SE LEMBRA SEMPRE DA ALIANÇA!” (Sl 104) nos direciona para NOSSA SENHORA… invocada na Ladainha como “ARCA DA ALIANÇA”!…, aliás, “ARCA DA NOVA ALIANÇA”. Você também com o Sacerdócio vivido 24 horas por dia seja – por onde passar! – do jeito de Nossa Senhora “ALIANÇA-COMUNHÃO DAS PESSOAS COM DEUS…”  VOCÊ SEJA  24 HORAS POR DIA UMA “ARCA DA ALIANÇA DE DEUS…” PARA QUEM PASSAR PELO SEU SACERDÓCIO! NOSSA SENHORA LHE ALCANCE DE DEUS A MAIOR EFICÁCIA NO SEU SACERDÓCIO! AMÉM!
+Dom Milton Santos
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …