Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 5º Domingo Comum

Liturgia – 5º Domingo Comum

LITURGIA – 5º DOMINGO COMUM – 10.02.2019

“Avancem para água mais profundas e lancem as redes!”

1.Acolhida.
Em cada domingo, o Senhor nos convida para participar do Mistério da Eucaristia. Celebrar a Eucaristia não é uma devoção, mas é deixar-se envolver pelo amor misericordioso de Jesus que morre por nós! Aliança em meu Sangue, Sangue da Nova Aliança que é derramado para nossa salvação. É o mistério do amor infinito que se renova sobre o altar. Perder uma missa dominical é menosprezar o amor incondicional de nosso Deus! É ingratidão muito grave!

2.Palavra de Deus.
Is 6,1-8 – Durante uma celebração litúrgica no templo Deus chama Isaías, purifica-lhe os lábios e, prontamente, ele diz: “Estou aqui, Senhor! Envia-me!” Deus chama seus profetas e os capacita para a missão!
1Co 15,1-11 – A Comunidade de Corinto deixara-se impressionar pelas ideias filosóficas da cidade e Paulo precisou intervir reafirmando as verdades básicas do Evangelho: Cristo morreu por nossos pecados, mas ressuscitou pelo poder de Deus e apareceu a seus discípulos! Cremos na ressurreição de Cristo e na ressurreição dos que acreditam na sua Palavra!
Lc 5,1-11 – Jesus, sentado na barca de Pedro, ensina ao povo. Em seguida manda Pedro pescar em águas mais profundas. Pedro obedeceu, embora soubesse não ser hora favorável para a pesca! Qual seria, para nós, a mensagem de Jesus com este milagre?

3.Reflexão.
A escolha de Isaias para o ministério da profecia revela a santidade e o senhorio de Deus: Ele escolhe livremente seus colaboradores e os capacita. Isaías é um rapaz inexperiente e de lábios impuros, Mas Deus o convoca, purifica seus lábios e manda exercer a profecia! Isaias foi o maior profeta do Antigo Testamento. Por que você tem medo de cumprir a missão que Deus lhe confia? Deus capacita você!

Podemos apresentar escusas por sermos pecadores (lábios impuros) ou porque a missão é grande demais ou fora da lógica (pescar em hora inoportuna). Quando temos certeza da vontade de Deus não devemos olhar para o desafio, mas confiar no poder de Deus. Deus sempre capacita àqueles que convoca! Mas é preciso obedecer-lhe: “Trabalhei, inutilmente, a noite inteira (…), mas em atenção à tua palavra vou lançar as redes!” Nunca na sua vida de pescador, Pedro tivera tanto êxito em suas pescarias!  Quem entrega sua vida ao Senhor e confia em seu poder sempre tem êxito na missão que lhe foi confiada!

Com certeza, Pedro e seus amigos não devem ter entendido o que seria “pescar homens”, mas impressionados pelo poder de Jesus abandonaram a profissão de pescadores de peixes e o seguiram pelos caminhos da nova missão, praticamente, às cegas! Somente após receberem o Espírito Santo, entenderam sua missão! É no caminho do seguimento a Jesus, que os detalhes da própria vocação vão tomando forma e esclarecimento. O profeta ou o missionário não deve desviar nunca seu olhar dos passos de Jesus, pois Ele é surpreendente e vai à nossa frente! Devemos colocar nossos pés descalços nas pegadas de Jesus! E todo cristão deve ser “discípulo missionário de Jesus!” Ele sempre vai à nossa frente!

“De hoje em diante, tu serás pescador de homens!”

Frei Carlos Zagonel.

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …