Página Inicial / Galeria de Fotos / 90 anos de Dom Bonifácio, Arcebispo Emérito

90 anos de Dom Bonifácio, Arcebispo Emérito

Com muita alegria a Arquidiocese de Cuiabá celebrou no dia 13 de maio de 2019, os 90 anos de Dom Bonifácio Piccinini com a Santa Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Destacamos a presença de vários Bispos, padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Cuiabá e de outras dioceses.

Confira em nossa galeria algumas fotos, clique aqui.

Neste momento, especial e único, relembro alguns dados históricos da vida do  festejado.   D. Bonifácio  nasceu em Luiz Alves (SC), no dia 13 de Maio de 1929. Filho de José Piccinini e Maria Stolf Piccinini. Começou seu estudo teológico em S. Paulo (Instituto Teológico Pio XI), indo terminá-lo em Turim( Itália), onde se ordenou sacerdote, em 1960. Dois anos depois, em Roma, doutorou-se em Filosofia. Em 31 de Agosto de 1975, em Lavrinhas- SP,  foi sagrado Bispo coadjutor de Cuiabá, com direito à sucessão.  No dia 5 de Outubro de 1976, exatamente seis  meses após a sua ordenação, foi nomeado e empossado nesta  Arquidiocese como administrador apostólico com “Sede plena”. Isto é, com total responsabilidade administrativa, pastoral e religiosa sobre a Arquidiocese.  Com o falecimento do saudoso D. Orlando chaves (1981), assume, em caráter definitivo, o governo da Arquidiocese. Em 13 de Maio de 2004, quando completou 75 anos, conforme estabelece o direito canônico, apresentou sua carta de renúncia ao Papa, tornando-se Arcebispo emérito.  D. Bonifácio, consagrado para ser pregoeiro da fé, veio para este Estado colosso, desfraldando a bandeira do evangelho, no entusiasmo santo e vibrante do ardente apostolado.  Só nesta Arquidiocese, foram 44 anos de missão apostólica! E, mesmo dentro da sua emeritude episcopal, ainda continua, com vigor, seu apostolado.

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …