Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 3º Domingo do Advento 15.12.2019

Liturgia – 3º Domingo do Advento 15.12.2019

LITURGIA – 3º DOMINGO DO ADVENTO 15.12.2019
“Fortalecei as mãos enfraquecidas…criai ânimo e o Senhor vem para nos salvar!”

1.Acolhida
Celebramos o “Domingo da Alegria” porque é o Senhor que está chegando. A alegria do Natal é antecipada porque a promessa da salvação vai ser cumprida: “Criai ânimo, não tenhais medo, pois, é o Senhor que está chegando para nos salvar!”
Neste domingo evitemos a tristeza, vivamos a alegria da salvação. A Igreja quer antecipar a alegria natalina que não é fruto de nossas obras, mas da certeza do amor divino, do amor que salva. Mas a alegria da salvação é espiritual e os protegidos do Senhor não mais conhecerão a dor e o pranto. Enquanto estamos na carne a dor e o pranto não deixarão de ser nossos companheiros de viagem! Mas, a alegria prevista pelo profeta Isaias, indica a alegria da vida eterna. Lá, a carne não mais será causa e fonte de dor, mas, glorificada, será fonte de alegria e paz!.

2.Palavra de Deus
Is 35,1-6.10 – O profeta Isaias alegra-se com a chegada do Messias, o salvador. Nada de medo ou depressão, mas alegria porque é o próprio Deus que virá para realizar maravilhas. A alegria do Natal não está na comida ou na bebida, mas no poder e no amor de nosso Deus e Salvador.
Tg 5,7-10 – O Apóstolo Tiago acena para a alegria prevendo a chegada/vinda do Senhor com poder e majestade. A paciência é uma virtude cristã baseada na certeza da fé e da fidelidade de nosso Deus.
Mt 11,2-11 – Jesus passa-nos uma mensagem importante: “As pessoas são conhecidas pelas obras que praticam!” Jesus não se definiu por um discurso que tenha pronunciado, mas disse aos mensageiros de João Batista: “… Ide dizer a João o que estai ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam…”
Nós nos definimos por palavras e discursos pronunciados, mas Jesus define-se pelas obras que realiza!

Frei Carlos Zagonel

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …