Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 4º Domingo Comum 30.01.2022

Liturgia do 4º Domingo Comum 30.01.2022

“Eles farão guerra contra ti, Não prevalecerão porque Eu estou contigo!”

1.Acolhida
A Palavra de Deus queima como fogo e atormenta àqueles que não têm boa vontade para se deixar conduzir por ela. O orgulho humano cria um conflito inútil com o próprio Deus! Os profetas que falam em nome de Deus e com a força divina, normalmente, não são ouvidos! São mortos violentamente!
Mas, quem pode abrir uma frente de luta contra o próprio Deus? O profeta Jeremias, aparentemente, frágil e derrotado, tornou-se uma cidade fortificada, uma coluna de ferro contra os seus adversários: “Eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque Eu estou contigo para defender-te!” Mas a defesa de Deus conta com a eternidade!

2.Palavra de Deus
Jr 1,4-5.17-19 – Deus escolhe seus profetas antes mesmo de nascerem, e, normalmente, É duro com eles: “Não tenhas medo, senão eu te farei tremer na presença deles.”
1Co 13,4-13 – Aspirai a valores superiores e nada supera a caridade. A caridade não acabará jamais. E no fim sobrará somente a fé, a esperança e a caridade que é a maior de todas.
Lc 4,21-30 – Os profetas não são aceitos em suas cidades, são perseguidos e, muitas vezes, são mortos porque a Palavra que anunciam é fogo que queima! Jesus é o profeta do Pai e foi perseguido até à morte de cruz. Foi expulso da sinagoga e levado até o cume do monte em que a cidade era construída… Pretendiam empurrá-lo no precipício, mas Jesus caminhou no meio deles,livremente, porque não era, ainda, a sua Hora!

3.Reflexão
Antes de ser concebido no seio de sua mãe, Eu conheci e escolhi você para ser profeta das nações!” Quando os pais estão esperando um filho já pensam e fazem planos com seu futuro! Mas Deus tem os seus planos e os pais precisam pensar nisso, pois os filhos não são seus, mas de Deus! Os índios peruanos diziam que os filhos são pérolas preciosas que os deuses emprestam aos homens pra cultivá-las! Vocês, pais, devem pensar que os filhos de vocês não são de vocês, são de Deus! São pérolas preciosas que Deus entrega a vocês para aperfeiçoá-las! Vocês são operários do Senhor! Caprichem na formação humana e religiosa dos filhos de vocês que a recompensa será grande!
Não esperem falar de Deus para os filhos de vocês quando a mídia já encheu suas cabecinhas de todo o espírito do mal! Então não haverá prisões, inclusive, para menores de idade! A maldade da “teoria de gênero” é diabólica e trabalha ativamente para tirar das cabecinhas inocentes qualquer ideia de Deus! Não precisa ensinar a teoria de gênero às crianças, mas colaborar com Deus para realizar o seu Plano de Amor: transformar as crianças em filhos adotivos de Deus, redimidos e recriados à sua imagem e semelhança.
Vivemos num mundo de violência e de ódio, mas Deus quer um mundo novo, pacífico, nobre que viva o amor com que foi criado por Deus. A caridade é a virtude de Deus e a criancinha foi criada e recriada à imagem e semelhança do próprio Deus. Não é apenas um ser racional, mas um ser divinizado pelo poder de Deus, pelo batismo! Há muitos dons no seio da Igreja. A caridade é o dom maior e que não vai passar. Eduquemos nossos filhos, para o amor e a vivência da caridade!
Jesus entrou na sinagoga de sua cidade e começou a ensinar. E todos ficavam admirados com seu ensinamento. Mas foi suficiente endurecer um pouco suas palavras que a raiva floresceu no seio do povo. Expulsaram-no da sinagoga e o conduziram até o cume do monte para rolá-lo no precipício a baixo! Mas Jesus seguiu seu caminho livremente.

FREI CARLOS ZAGONEL.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …