Página Inicial / Notícias / Penitenciaria Apostólica: Indulgência Plenária no 3° Dia Mundial dos Avós e dos Idoso

Receberão a Indulgência Plenária todos os avós, idosos e fiéis que participarem, em 23 de julho, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos da solene celebração eucarística que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, ou de várias funções que serão realizadas em todo o mundo.
Vatican News

A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto, nesta quarta-feira (05/07), em vista do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que será celebrado no domingo 23 de julho.

O objetivo do decreto, assinando pelo penitencieiro-mor, cardeal Mauro Piacenza, e pelo regente, mons. Krzysztof Nykiel, é “aumentar a devoção dos fiéis e obter a salvação das almas, em virtude das faculdades que lhe foram atribuídas pelo Sumo Pontífice Papa Francisco pela Providência Divina”.

Aceitando o recente pedido apresentado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrell, em vista do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a Penitenciaria Apostólica “concede a Indulgência Plenária dos tesouros celestiais da Igreja, nas condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice, aos avós, idosos e a todos os fiéis que, movidos pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarão no dia 23 de julho, por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, da celebração solene que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, ou de várias funções que serão realizadas em todo o mundo. A Indulgência plenária também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do purgatório”.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco em 2021. É celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho. Este ano tem como tema “De geração em geração, a sua misericórdia”.

“Este Tribunal de Misericórdia concede também neste mesmo dia a Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes…)”, ressalta ainda o decreto da Penitenciaria Apostólica.

Poderão obter também a Indulgência Plenária, “sob a condição de distância de todos os pecados e da intenção de cumprir as três condições habituais o mais rápido possível, os idosos doentes e todos aqueles que, impossibilitados de deixar suas casas por um motivo grave, se unirão espiritualmente às funções sagradas da Jornada Mundial da Juventude, oferecendo ao Deus Misericordioso suas orações, suas dores e os sofrimentos de suas vidas, especialmente enquanto as palavras do Sumo Pontífice e as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação”.

Portanto, para que esta oportunidade de obter a graça divina através do poder das Chaves da Igreja seja facilmente alcançada através da caridade pastoral, esta Penitenciaria pede firmemente aos sacerdotes, dotados das faculdades adequadas para ouvir confissões, que se coloquem à disposição, com espírito pronto e generoso, da celebração do Sacramento da Penitência.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …