Página Inicial / Notícias / Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Neste 12 de outubro, nós, católicos brasileiros, celebramos o dia da padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Mas quem é essa Santa que desperta uma devoção tão forte e carrega consigo uma história tão bonita? Como ela se tornou a Rainha e Mãe do nosso país?

Convido-o a conhecer agora um pouco mais sobre a origem, os milagres e a mensagem de nossa Mãe. Tudo começa em 1717, quando três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram ao rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo, para pescar peixes para a festa do conde de Assumar, que estava de passagem por aquela região.

Literalmente, o rio não estava para peixe. Depois de muitas tentativas frustradas, eles lançaram a rede mais uma vez e foi quando o milagre começou: o trio pescou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição; porém, sem a cabeça. Em seguida, lançaram a rede novamente e pescaram a cabeça da imagem. A partir desse momento, os peixes começaram a abundar e os pescadores ficaram maravilhados com o prodígio.

Eles levaram a imagem para a casa de Felipe Pedroso e fizeram um pequeno altar. Logo, a fama dos milagres se espalhou e muitas pessoas começaram a visitar a imagem e a pedir sua intercessão. A imagem ficou conhecida como Nossa Senhora Aparecida, por ter aparecido nas águas do rio.

Foi o padre José Alves Vilela o responsável por construir uma capela no Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem. O papa João Paulo II, hoje santo da Igreja, foi o primeiro pontífice a visitar o Brasil — inclusive o primeiro sucessor de Pedro a estar em Cuiabá em 1991 — e visitou o Santuário Nacional, em Aparecida, por duas vezes. Em uma dessas ocasiões consagrou o Brasil ao Imaculado Coração de Maria.

Ao longo dos séculos, muitos milagres e graças foram atribuídos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida os quais ultrapassam fronteiras regionais e do tempo. Um cavaleiro ateu, que não acreditava na devoção, tentou entrar na igreja a cavalo para zombar dos fiéis. Porém, ao se aproximar da porta, o cavalo empinou e o cavaleiro caiu ao chão. Ele ficou tão impressionado que se converteu ao catolicismo e se tornou um devoto da santa.

Nossa Senhora Aparecida é uma mãe que nos ama, nos protege e nos conduz a Jesus. Ela nos ensina a sermos humildes, simples e generosos; convida-nos a sermos solidários com os pobres, os marginalizados e descartados da sociedade. Ela nos pede para rezarmos pela paz, pela justiça e pela fraternidade, além de nos inspirar a sermos discípulos missionários de Cristo, levando o seu Evangelho a todos os lugares. A imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma imagem da Virgem Maria grávida. Isso nos faz lembrar de quando ela, após a notícia do anjo, foi às pressas cuidar de outra gestante: a sua prima Isabel, prestando-lhe todo auxílio.

Neste dia da padroeira do Brasil, vamos renovar o nosso amor e a nossa confiança em Nossa Senhora Aparecida. Vamos pedir a sua bênção para as nossas famílias, as nossas comunidades, nossa nação e o mundo inteiro. A oração do Rosário em família é uma ótima ocasião para estreitarmos nossos laços de fraternidade e amor. Vamos imitar o exemplo dela, professando a fé, a esperança e a caridade, e repetir com ela o seu belo cântico: “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).

Que Deus o abençoe e conceda um excelente feriado.

+ Dom Mário Antonio da Silva, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …