Página Inicial / Notícias / Padre Luilson Sávio é nomeado chanceler da Arquidiocese de Cuiabá

Padre Luilson Sávio é nomeado chanceler da Arquidiocese de Cuiabá

Padre Luilson é o novo ch
Além de chanceler e arquivista, padre Luilson Sávio é vigário na paróquia Sagrada Família, em Cuiabá

O padre Luilson Sávio, vigário da paróquia Sagrada Família, é o novo chanceler da Arquidiocese de Cuiabá. Nomeado pelo arcebispo metropolitano Dom Mário Antonio, o sacerdote, conforme o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, tem como missão cuidar da redação, despachos e arquivamentos dos atos da Cúria Metropolitana, além de preparar nomeações, ordenações, provisões e decretos de autoria do arcebispo.

Também é função do chanceler levantar e validar dados estatísticos das paróquias, instituições e organismos da Igreja presentes na arquidiocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições. A nomeação tem validade a partir de 1º de janeiro de 2024.

Além disso, o padre Luilson acumulará a função de arquivista da arquidiocese, ficando responsável pela gestão dos documentos eclesiásticos da Igreja que reúnem cerca de 300 anos de fé e história de seu povo, além de conservar grande riqueza cultural para futuras gerações.

Padre Luilson nasceu em 1.967, na cidade de Cáceres, na região Oeste de Mato Grosso. Foi ordenado sacerdote em 1.997, possui mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e mestrado em História da Igreja. Também atuou como professor universitário. Além de vários cursos ao longo de sua formação acadêmica e espiritual, destaque para a curso de arquivista na Biblioteca Apostólica Vaticana, com o então cardeal salesiano Raffaele Farina.

Na função de chanceler, padre Luilson substitui o sacerdote Felisberto Samoel que esteve no cargo nos últimos anos.

Simone Guedes/Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Cuiabá

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …