Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Encíclica do Papa Bento XVI

Encíclica do Papa Bento XVI

Encíclica do Papa Bento XVI:  Caritas in veritate(caridade na verdade)

“ A caridade na verdade, que Jesus Cristo testemunhou cm sua vida terrena e sobretudo com sua morte e ressurreição, é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira” (CV, n.1). Com estas palavras o Papa Bento XVI, inicia sua reflexão, publicando a mais recente encíclica social da Igreja. Esta encíclica é uma homenagem do sumo pontífice, dentro das comemorações dos 40 anos da publicação da encíclica Populorum progressio do Papa Paulo VI (26 de março de 1967). É próprio dos sumos pontífices, prestar homenagear aos seus antecessores com encíclica comemorarativas, atualizando historicamente suas mensagens.  Assim, por exemplo, João Paulo II publicou a encíclica “sollicitudo rei socialis” (solicitude com as coisas sociais) no vigésimo aniversário da Populorum progressio”, e, posteriormente, a encíclica  Centesimus  annus  (1991), em homenagem à Rerum Novarum de Leão XII. A intenção de todas as encíclicas sociais é apresentar ao mundo um conjunto de doutrinas, bem elabora e coerente em si mesma, para iluminar as relações sociais, trabalhistas e a boa convivência de todos os povos terra. Pois, a Igreja está a serviço da verdade que liberta o homem. Assim o Papa João Paulo II definiu a doutrina social da Igreja: “ É uma formulação acurada dos resultados de uma reflexão atenta sobre as complexas realidades da existência do homem, na sociedade e no contexto internacional à luz da fé e da tradição eclesial. A sua finalidade principal é interpretar estas realidades, examinando a sua conformidade ou desconformidade com as linhas do ensinamento do evangelho sobre o homem e sobre a sua vocação terrestre e ao mesmo tempo transcendente” (SRS,41).

O amor na verdade é um grande desafio para a Igreja num mundo em crescente e incisiva globalização. Assim afirma a encíclica“Só  através da caridade, iluminada pela luz da razão e da fé, é possível alcançar objetivos do desenvolvimento humanizador. A partilha dos bens e recursos, da qual deriva o autêntico desenvolvimento, não é assegurada pelo simples progresso técnico e por meras relações de conveniências, mas pelo potencial de amor que vence o mal com o bem (CV,n. 9)”.

Finalizando, quero informar aos internautas leitores que acompanham este quadro : “conhecendo a Igreja”, que vou dar continuidade ao estudo deste domento, extraindo as citações mais relevantes da encíclica “caritas in veritate”, para os nossos fiéis leitores.

Pe. Deusdédit@hotmail.com

 

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …