Página Inicial / Notícias / Sábado Santo a mãe de todas as Vígilias

Sábado Santo a mãe de todas as Vígilias

A Vigília Pascal é o ponto alto de todo o ano litúrgico, a celebração mais importante na vida do cristão. Cristo ressurgiu da morte. O Pai o salvou e glorificou. Cristo é o novo Adão: com ele começa a recriação do mundo. Cristo é o novo Moisés: ele liberta o povo de todas as escravidões, rumo à Terra Prometida, onde o povo inicia uma nova experiência, uma vida em liberdade e fraternidade, baseada na Aliança com Deus.

Na noite de 31 de março, Dom Mário, Metropolita de Cuiabá presidiu a Santa Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, iniciando com a Benção do Fogo na Praça da República.

A Vigília Pascal é festa de vigília na espera da luz.

O círio pascal é símbolo do Cristo Ressuscitado que vence as trevas com a sua luz. Saímos da noite, da escuridão, e alcançamos a aurora, o novo dia: “Vigiemos, irmãos caríssimos! […] Esta noite santa inaugura a solenidade da Páscoa! […] Nossa fé nos dá esta esperança que, com a Igreja inteira, sobre toda a face da terra, nós não seremos mais surpreendidos pela noite, quando o Senhor voltar! […] Pois, para nós cristãos, viver não é outra coisa que vigiar. E vigiar é abrir-se à vida” (Santo Agostinho).

A Vigília Pascal é festa batismal; é momento de incorporação de novos membros no Corpo de Cristo e renovação das promessas batismais de quem já foi batizado. Pelo batismo, atravessamos as águas do Mar Vermelho e participamos do mistério pascal de Jesus Cristo. Pelo batismo morremos e ressuscitamos com ele. Mergulhar na água é querer afogar toda a maldade; ressurgir da água é começar uma vida nova, em Cristo.

A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.

A Palavra de Deus recorda toda caminhada do povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como o verdadeiro Messias, Salvador. O Povo de Deus, pede a intercessão dos santos para que continuem perseverantes no seguimento de Jesus, que trouxe ao mundo uma Boa Notícia e alimenta-se da Eucaristia, remédio santo que cura as enfermidades do corpo e da alma.

Fonte: Pascom Catedral/Arquidiocese

Papa: Em um mundo de excessos, a temperança nos ajuda a pôr ordem no coração

“A pessoa temperante consegue manter os extremos juntos: afirma os princípios absolutos, reivindica os valores …