Mês missionário

Todo dia é dia de missão e todo cristão batizado é missionário”.A afirmação é do padre Deusdédit Monge de Almeida, Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá e pároco na Imaculado Coração de Maria, no bairro CPA 4, na Capital, que nesta edição fala sobre o mês missionário.Outubro é o mês missionário, assim como o mês de agosto é dedicado às vocações e setembro à Bíblia. Outubro é um tempo forte para se intensificar as orações e os trabalhos de missão. “A dimensão missionária é a mais profunda identidade da Igreja. Ela existe para continuar a missão de Cristo aqui na terra”,orientou o sacerdote. No primeiro dia do mês a Igreja celebra o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, a padroeira das missões. Uma santa doutora da Igreja que faleceu aos 24 anos, no convento, é conhecida por ser uma santa com vida simples sem feitos extraordinários. Por ser a padroeira das missões, o exemplo da vida de Santa Terezinha faz com que todos os cristãos se sintam compromissados com a evangelização, em levar a Palavra de Deus a todos os lugares e a todas as pessoas. A intenção em outubro é promover uma conscientização para lembrar os fiéis cristãos da missão de cada um. Os religiosos, religiosas, sacerdotes,membros de novas comunidades, são missionários e assim denominados, mas padre Deusdédit lembra que os leigos também têm o dever de evangelizar. “A responsabilidade é de todos”. Dessa forma, é um período de reanimar, revigorar as pastorais, os grupos e reacender a chama missionária,lembrando que eles existem para isso. O sacerdote fala ainda da necessidade de transformar a  forma de evangelizar, deixar de ser pastorais, paróquias
de conservação, que esperam a vinda dos fiéis,Outubro:Mês dedicado às missões para ir ao encontro dos irmãos afastados. Para isso a Paróquia Imaculado Coração de Maria vai realizar, de 19 a 25 de outubro, a Semana Missionária e no encerramento ocorrerá o Congresso Missionário.Serão palestras sobre a Eucaristia e sobre o Congresso Eucarístico, e no domingo durante todo o dia adoração ao Santíssimo Sacramento.O padre diz que será uma semana de muita oração pelas ações missionárias,invocando o Espírito Santo, justamente porque é Ele quem orienta a ação missionária da Igreja.
Segundo o pároco, serão escolhidas quatro famílias afastadas (que estão sem atividades na igreja) que receberão a visita de grupos da paróquia, que irão em missão.

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …