Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / 47º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações.

47º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações.

47º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações. Artigo escrito pelo Pe. Jair Cardoso Alves Neto (Mestrando em Direito Canônico – Rio de Janeiro).
A cada ano na riqueza da Liturgia Pascal, temos a graça de celebrarmos no Quarto Domingo o chamado “Domingo do Bom Pastor” que também é o dia em que toda a Igreja Universal se une em suas preces em pedir ao Senhor da messe que envie mais operários, ou seja, é o dia mundial de oração pelas vocações. Desde que fora intitulado este domingo em prol dos “louvores” pelas vocações, o Santo Padre envia sua mensagem afetuosa a toda a Igreja. Neste domingo do “Bom Pastor” e também do 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações o Papa Bento XVI fez uma reflexão muito preciosa da qual teve como tema: “O testemunho suscita vocações”.

Com o seu texto o nosso querido Papa quis mais uma vez reavivar a chama daqueles jovens que se sentem chamado por Deus e também quis suscitar para que todo o “orbe católico” continue a rezar pelas vocações, pois, não podemos ficar com os olhos voltados para aqueles sacerdotes que ao longo do seu sacerdócio cometeram inúmeras injustiças e que não foram fiéis a sua missão, mas, temos que olhar para aqueles sacerdotes que são exemplos de entrega e que com o seu testemunho e a sua maneira de conduzir o seu rebanho são um “Alter Christus”. Contudo, o Papa nos diz: “desejo convidar todos aqueles que Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem a sua fidelidade de resposta, sobretudo neste Ano Sacerdotal que proclamei por ocasião dos 150 anos de falecimento de São João Maria Vianney, o Cura d’ Ars, modelo sempre atual de presbítero e pároco” (Mensagem de Bento XVI pelo 47º Dia de oração pelas Vocações).
Na vocação é bonito ver a livre e gratuita iniciativa de Deus e também a responsabilidade daquele que se sente chamado. Como vemos na própria etimologia da palavra vocare- em latim que significa-chamado. Se Deus chama logo teremos alguém que vai escutar este chamado e mesmo com anseios e aparentes incertezas é bom fazer parte de um cooperador do “Ministério de Cristo”. Ainda hoje na Igreja Deus serve-se do testemunho de vários sacerdotes fiéis a sua missão, para suscitar novas vocações sacerdotais e religiosas para o serviço do seu povo.  Quem padre hoje, na sua infância não teve em quem se espelhasse e em dizer: “quero ser padre como padre fulano….. ou beltrano……” Isto porque aquele padre para ele era ou é um sinal de seguidor do Senhor e também um bom pastor.
Para ser um verdadeiro “pastor de almas”, o Papa Bento XVI nos apresenta três aspectos necessários e importantes para os sacerdotes e para aqueles que se sentem chamados a vocação sacerdotal e a vida consagrada: 1- A amizade a Cristo 2- O dom total de si mesmo 3- Viver em Comunhão. Quanto ao primeiro ponto que é a amizade com Cristo, o sacerdote deve se espelhar em Cristo como grande Homem-Orante que constantemente estava em intimidade com o Pai. O padre deve ser aquele que como São João reclina a cabeça no peito do mestre, isto é, aquele que deposita a sua vida no lugar maior de intimidade que é o Coração de Jesus. Dessa maneira, o sacerdote deve ser um homem de Deus que na sua intimidade com o Senhor e como bom pastor leve também suas ovelhas a terem esta mesma experiência de oração e encontro com o Senhor. A oração assim é o primeiro testemunho que suscita as vocações. Oração esta tanto do sacerdote quanto da comunidade. O segundo aspecto é o dom total de si mesmo, pois, a maior oferta a Deus é a própria vida, “Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a vida por nós e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos” (1Jo 3, 16). Com este convite somos chamados a fazer o que Cristo fez “servir” e ser obediente ao Pai. Um exemplo que vemos esta atitude do “servir” e que Nosso Senhor nos deixou como exemplo foi a “ùltima Ceia”, quando se deu na “Eucaristia” e também fez o belo gesto do lava-pés. Deixando assim para todos os seus seguidores que o bem maior é “servir a Deus e ao próximo” e o padre deve se esforçar para ser perito nisso. O terceiro e último aspecto é o de viver a comunhão profunda no amor e “é nisto que todos saberão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). O padre deve ser o homem da comunhão: “abertos a todos, capaz de fazer caminhar unido todo o rebanho que a bondade do Senhor lhe confiou, ajudando a superar divisões, sanar lacerações, aplanar contrastes e incompreensões, perdoar as ofensas” (Mensagem de Bento XVI pelo 47º Dia Oração pelas Vocações).
Portanto, devemos nós escutar o apelo do Papa em rezar pelas Vocações e para que tenhamos inúmeros e santos sacerdotes, pois, sabemos que quão importante é a vocação sacerdotal e religiosa.  O sacerdote é um dom comum. Assim sendo, o sacerdote não vive para si, mas, para os outros. E vivendo desta maneira ele santifica os seus fiéis e se santifica por meio do serviço. Contudo, pedimos ao Senhor que envie bons pastores a sua “Divina Messe”. Por isso, rezemos pelas vocações em nossa Arquidiocese e bem como em todas as Paróquias e Comunidades.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …