Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Como formar nossas lideranças hoje?

Como formar nossas lideranças hoje?

Querido irmão e irmã, você que é agente e liderança em sua Paróquia ou comunidade é convidado (a) a refletir juntos por um caminho de comunhão para formarmos o rosto de nossa Igreja em Mato Grosso e, sobretudo, de nossa Igreja de Cuiabá! Somente assim estaremos concretizando o sonho de um Brasil em Missão Continental. É por isso que agora irei colocar à disposição de todos os traços que nosso Regional Oeste 2 – CNBBO2 – deseja percorrer para fortalecer as nossas pastorais (Familiar, Juventude, Carcerária, Catequética), revitalizando os nossos serviços e ministérios (MECE, Coroinhas, SAV). Envolvendo em uma dinâmica evangelizadora e diocesana os vários movimentos presentes em nossas dioceses. Hoje, Mato Grosso, que em linguagem religiosa é chamado de Regional Oeste 2, contamos com uma arquidiocese (Cuiabá); sete dioceses (Rondonópolis, São Luis de Cáceres, Guiratinga, Barra do Garças, Juína, Sinop e Diamantinho) e ainda temos duas Prelazias (São Felix do Araguaia e Paranatinga).
Este mapa nos faz ver quão diverso são nossas Igrejas e quão grande é o nosso desafio de falarmos uma linguagem capaz, hoje, de dar um rosto para tantas diversidades de expressão, com tanta riqueza e experiências vivas!
Foi por isso que houve agora no mês de maio, no CENE (Centro Nova Evangelização), nos dias 24-26 o Conselho Regional de Pastoral. O encontro foi presidido por Dom Gentil, presidente regional da CNBBO2. Dom Juventino, bispo de Rondonópolis, ficou responsável pela parte formativa e pela parte da organização de um grupo para formarmos roteiros bíblicos e pastorais para a formação de liderança e para a animação da fé de nosso povo. Estava presente também Dom Derek, bispo de Guiratinga.
Além dos bispos, estavam presentes todos os coordenadores diocesanos de Pastoral, os coordenadores regionais de pastoral e contamos com a presença da Sra. Cristiane, coordenadora Regional O2 da RCC, única representante de movimento presente.
Dom Juventinho manifestou o desejo dos bispos de Mato Grosso!
Formar um rosto pastoral de nossa Igreja em sintonia com o Projeto Nacional de Evangelização.
Criar uma equipe a nível regional (foi criada esta equipe: Pe. Jair Fante (Cáceres), Pe. Isaias Bernardo (Sub-secretario CNBBO2 – Cuiabá), Pe. Wagner Stephan (Cuiabá), Pe. João Carlos (Sinop), Lenir (Cuiabá) e Dom Juventino, como assessor e referência da equipe).
A partir desta equipe, serão escolhidas pessoas de todas as dioceses para formar grupos que possam criar roteiros de formação pastoral para todas as pastorais e movimentos, com o compromisso de que nossas paróquias assumam juntas estes roteiros. Os roteiros serão criados por todas as dioceses, onde se envolverão leigos e padres para a elaboração. Ninguém vai “descobrir a roda”, mas usando os materiais que já existem e que são bons vai-se fazer algo com nosso rosto.
Também foi feito o mapeamento da situação de nossas pastorais a nível diocesano e regional.
Sentiu-se a grande necessidade de articulação e de renovação de uma Pastoral de Conjunto das dioceses em harmonia com a V Conferência de Aparecida que pede uma conversão pastoral e estrutural.
É, neste sentido, queridos (as) irmãos e irmãs, que nós da Coordenação diocesana de Pastoral, queremos convidá-los, a juntos, também mapearmos as nossas grande exigências, dificuldades, desafios pastorais. Mato Grosso tem perdido suas forças de atuação pastoral! Cresce o número de evangélicos no Estado. Precisamos saber quais são as necessidades emergentes de nossa Arquidiocese, pois foi refletido este problema a nível regional: A nossa Arquidiocese concentra hoje metade da população de Mato Grosso.
A Igreja foi tocada por três aspectos:
A Realidade Mudou!
O que fazer? Ficar na pastoral de manutenção ou caminhar para os novos desafios. Pra isso precisamos nos perguntar: O que marca o tempo atual? O que as pessoas buscam?  O que move a mente e o coração humanos? Qual o perfil do evangelizador? 
Uma Proposta (a partir do método ver-julgar-e-agir): – Buscar uma renovação de nossas Paróquias.
Outro ponto bastante analisado é que a própria realidade da linguagem de fé mudou:
a)Saímos da primazia do uno para a supervalorização do múltiplo
b)Do estático para o movimento
c)Da homogeneidade para a diferença
d)Da instituição e da tradição para o indivíduo
e)Do predomínio da transcendência para a urgência da imanência
Se não tivermos a sensibilidade de perceber estas grandes mudanças de eixo pode ser tarde para nossas comunidades resistirem às enxurradas que vem. Então como contribuir e participar? É talvez aqui que está a pergunta certa e justa! Somos colaboradores, não podemos fazer tudo sozinhos, juntos somos mais. Precisamos de sua sugestão, apoio e participação.
Do que precisamos hoje? Eis algumas pistas:
Redefinir os setores paroquiais
Analisar e definir as Pastorais prioritárias à reorganização
Identificar a existência das mesmas nos setores
Convocar reunião setorial das coordenações paroquiais existentes das pastorais selecionadas
Ouvi-las em suas angustias, dificuldades e sugestões de melhorias
Sintetizar os assuntos argüidos e elaborar pauta de trabalho
Construir Coordenações Setoriais de Pastoral e substabelecer Equipes de trabalhos nas Paróquias
Identificar a existência de Pastorais, Movimentos, Grupos e Serviços existentes em todas as Paróquias (inventário)
Avaliar a contribuição efetiva de salvamento de almas que esses segmentos progridem anualmente em seu território
Estudar a possibilidade de extinção dos deficitários e propor a incorporação em outros com resultados concretos
Criar estrutura humana de treinamento para as Coordenações setoriais constituídas
Ver o lugar que a Palavra de Deus ocupa hoje: em nossa vida, paróquia e comunidade (Este tema será discutido e aprofundado na Assembléia Regional de Pastoral onde estarão reunidos todos os Bispos e Coordenadores de Pastoral (diocesanos e regionais)
O ponto de partida é muito importante, por isso precisamos contar com todos e uns com os outros. Defini-lo é fazer um programa juntos. Isso é um sonho, mas como dizia Dom Helder Câmara: “Sonho que se sonha só, é pura ilusão. Sonho que se sonha junto é princípio de transformação, vamos sonhar juntos, sonhar, companheiro, e assim transformar a nação!”.
Dado no dia 03 de junho de 2010
Festa de “Corpus Christi”
P. Wagner Stephan de Azevedo
Coordenador Diocesano de Pastoral

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …