Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Carta aos Benfeitores do Seminário

Carta aos Benfeitores do Seminário

SEMINÁRIO CRISTO REI
Várzea Grande, 05 de agosto de 2011.
Caríssimo(a) amigo(a) e benfeitor(a) do Seminário!
Neste mês de agosto quero convidar você a se unir, generosamente, a toda a Igreja do Brasil, em oração pelas diversas vocações, mas, de forma especial, pelas vocações sacerdotais, pedindo ao Senhor que elas sejam numerosas e santas, sobretudo na Arquidiocese de Cuiabá. Por isso, ofereço a você um texto a respeito da vocação ao sacerdócio, tirado da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Sobre a Formação dos Sacerdotes” – Pastores Dabo Vobis – de João Paulo II, esperando que a leitura inspire sua oração e sua ação em prol das vocações.
“‘Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração’ (Jr 3, 15).
Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem: ‘Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se’ (Jr 23,4).
A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus: ‘Eu sou o Bom Pastor’ (Jo 10,11). Ele, ‘o grande Pastor das ovelhas’ (Hb 13,20), confiou aos apóstolos e aos seus sucessores o ministério de apascentar o rebanho de Deus (cf. Jo 21,15-17; 1Pd 5,2).
Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história – a obediência à ordem de Jesus: ‘Ide, pois, ensinai todas as nações’ (Mt 28,19) e ‘Fazei isto em minha memória’ (Lc 22,19; cf. 1Cor 11, 24), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo.
Pela fé, sabemos que a promessa do Senhor não pode deixar de cumprir-se […] Todos somos chamados a partilhar a confiança plena no ininterrupto cumprimento da promessa de Deus” (n. 1).
“A promessa do Senhor suscita no coração da Igreja a oração, a súplica ardente e confiante no amor do Pai de que, tal como mandou Jesus, o Bom Pastor, os Apóstolos, seus sucessores e uma multidão inumerável de presbíteros, assim continue a manifestar aos homens de hoje a sua fidelidade e a sua bondade.
E a Igreja está pronta a responder a esta graça. Sente que o dom de Deus exige uma resposta coral e generosa: todo o Povo de Deus deve incansavelmente rezar e trabalhar pelas vocações sacerdotais; os candidatos ao sacerdócio devem preparar-se com grande seriedade para acolher e viver o dom divino, conscientes de que a Igreja e o mundo têm absoluta necessidade deles; devem enamorar-se de Cristo, Bom Pastor, modelar seu coração sobre o Dele, estar prontos a ir pelas estradas do mundo como sua imagem, para proclamar a todos Cristo, Caminho, Verdade e Vida [..]Um apelo particular dirijo às famílias: que os pais, e especialmente as mães, sejam generosos em dar ao Senhor os seus filhos chamados ao sacerdócio, e colaborem com alegria no seu itinerário vocacional, conscientes de que, deste modo, tornam maior e mais profunda a sua fecundidade cristã e eclesial e podem experimentar, em certa medida, a bem-aventurança de Maria, a Virgem Mãe: ‘Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre’” (Lc 1, 42) (n. 82).
É nesta confiança, gratidão e alegria que continuamos a caminhar! Não deixe de rezar e de colaborar no trabalho pelas vocações sacerdotais realizado nas paróquias e em nosso Seminário.
Breves notícias: 1) ontem, dia do padre, estiveram reunidos aqui no Seminário os sacerdotes de nossa Arquidiocese para o tradicional encontro. Foi uma manhã de estudo e oração, concluindo com o almoço; 2) No próximo dia 03 de setembro, das 07h30 às 17h, iremos realizar aqui no Seminário um encontro vocacional para rapazes entre 12 e 15 anos de idade. Peço que você nos ajude a divulgar o evento e, claro, a rezar para que ele seja frutuoso.
Por tudo o que você tem feito pelas vocações: MUITO OBRIGADO! Deus abençoe generosamente você, sua família e sua comunidade! Continuemos unidos na fé e na oração.
Em Jesus Cristo, Rei do Universo,
Padre Reginaldo de Souza Oliveira
Reitor do Seminário Arquidiocesano Cristo Rei
SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO CRISTO REI