Página Inicial / Voz do Pastor / Homilia – 26º VINDE E VEDE(Domingo)

Homilia – 26º VINDE E VEDE(Domingo)

             

HOMILIA – 26º. VINDE & VEDE –

Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá – 19/FEVEREIRO/2012

HOJE estamos celebrando a Santa Missa, esta “Primeira Eucaristia” de VINDE & VEDE em nossa casa: O MEMORIAL PAPA JOÃO PAULO II. Você que aqui se faz presente – fisicamente, ou, através da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá e pela Internet pelos Sites:
1) www.arquidiocesecuiabá.org.br 
2) blog.cancaonova.com/radiodifusora – tenho a certeza de que Você também está sendo o iniciador de um novo tempo na Arquidiocese de Cuiabá; Você está sendo o iniciador de um novo tempo a nossa sociedade cuiabana, varzeagrandense muito unidas; este novo tempo para a Federação de Indústria do Estado de Mato Grosso (FIEMT-SESI-SENAI); Você está sendo o iniciador de um novo tempo para o nosso Estado de Mato Grosso, para o Brasil e… para o mundo através dos eventos que a partir de agora AQUI estarão acontecendo na inspiração da logomarca do Memorial Papa João Paulo II – a CRUZ e as ONDAS concêntricas que crescem e se agigantam quais ondas do mar.

Pessoalmente, interpretei como sinal de futuro, que o 26º. VINDE & VEDE tenha tido o seu pré-início exatamente com OS JOVENS, com o MICARE CRISTO. Ontem, pela constatação do Corpo de Bombeiros, estiveram presente aqui no Memorial Papa João Paulo II no MICARECRISTO cerca de 25 pessoas…
Enquanto as dinâmicas – ontem – se sucediam, alguns sacerdotes já iniciavam o “Mutirão das Confissões”, exatamente aos pés da Cruz, o lugar onde o Beato Papa João Paulo II celebrou a Missa aos 16 de outubro de 1991. Este foi o Papa do PERDÃO, o Papa da MISERICÓRDIA que perdoou  ALI AGCA que o tentou matar na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em 1984 escrevi este pequeno livro (PERDÃO SEM LIMITES), escrevi para os Jovens – principalmente – para orientá-los para o Sacramento da Reconciliação, o Sacramento do Perdão… O ano de 1984 fora proclamado pelo Beato Papa João Paulo II como o ANO DA REDENÇÃO. Escrevi no início esta HOMENAGEM: “DEPOIS DO ´ ATÉ BREVE!!, ATÉ LOGO…`, CONOSCO FICOU A SAUDADE DE UM AMIGO, A SAUDADE DE UM IRMÃO… A SAUDADE DE UM PAI!
JOÃO PAULO II, O SEU JEITO É UM JEITO DE ACONTECER O PERDÃO SEM LIMITES… (P. Milton Santos) (Dia Mundial da Paz, Sorocaba, 01 de janeiro/1984.”
Nestes inícios da Santa Missa estamos já COMUNGANDO através do PÃO DA PALAVRA DE DEUS! Convido Você fazer um foco, principalmente, no Evangelho de hoje: Mc2,1-12. É interessante que Você saiba que o Evangelho de Marcos surgiu com o objetivo claro: RESPONDER À PERGUNTA “QUEM É JESUS?”, de modo que os adultos que desejassem tornar-se cristãos tivessem nesse Evangelho um caminho seguro. Esta pergunta – “QUEM É JESUS?” vai sendo respondida aos poucos, e somente no final do seu Evangelho é que estará completa. No Evangelho de hoje, aparecem alguns traços muito importantes.
O Evangelista Marcos gosta de mostrar Jesus EM CASA, em Cafarnaum, ponto de referência para sua ação. Você percebeu? Agora, os nossos eventos significativos acontecerão em NOSSA CASA – O MEMORIAL PAPA JOÃO PAULO II!
Diz o Evangelho de hoje: “E reuniram-se ali – na casa – tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhe a Palavra.” Gente, e se  o Memorial Papa João Paulo II se tornar “pequeno”… (Sr. Jandir Milan, FIEMT-SESI-SENAI, pensem numa saída…, por favor!)
Você percebe que o Evangelho de Marcos a CASA VAI ATRAINDO AS PESSOAS por causa da AÇÃO LEBERTADORA DE JESUS. Diante da casa o povo da cidade já havia aglomerado, e agora novamente o pátio está cheio de gente.
Também esta “casa –  o Memorial Papa João Paulo II – já começou com os JOVENS ontem, e, nesta madrugada – começou a AGLOMERAR pessoas para libertá-las de inúmeras prisões.
“Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele – Jesus – se encontrava. Por essa abertura descera a cama em que o paralítico estava deitado”.
Pessoal, a paralisia é uma doença cruel, sobretudo acompanhada de outra doença, a do preconceito. Quantas formas de paralisia suportadas pelas crianças ainda para nascer; as crianças logo que nascem; as paralisias inúmeras que atingem os jovens (rapazes e moças); os idosos… Você sabe, os males que afligem o povo não vêm de Deus. Jesus nos ensina, nesses casos, a inocentar Deus e a buscar as verdadeiras causas que mantêm a criança, o jovem, a jovem…, enfim, que mantêm o povo paralítico e dependente.
A solidariedade com quem sofre, como a desses quatro homens que carregam o paralítico, aliada à criatividade (destelhar o teto) abre caminho para a superação de todos os males que afligem o povo. O paralítico teve sorte de encontrar pessoas que o amavam e se preocupavam com ele, corajosas a ponto de destelhar uma casa para obter-lhe a cura.
Jesus não fica indiferente a esse detalhe, e Marcos observa que Jesus viu a fé que eles tinham. E, Jesus vai à raiz de todas as paralisias, curando o paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados!”
E, aí, Você volta à pergunta: “QUEM É JESUS?” JESUS VENCE O PECADO COM PERDÃO! Vamos repetir para gravar na nossa mente… Eu pergunto: “ QUEM É JESUS?” Você responde: ‘JESUS VENCE O PECADO COM PERDÃO!” (DUAS VEZES…)
O Evangelho de Marcos, simplesmente mostra Jesus fazendo antes  o mais difícil (perdoar pecados, fato que o situa em pé de igualdade com Deus), para depois fazer o mais fácil (ordenar ao paralítico que pegue sua cama e vá para casa).
Percebeu? Jesus curou o paralítico por dentro e por fora, para que seja plenamente senhor de suas ações. O “ex-paralítico” começa vida nova, fazendo o que nunca tinha feito, ou seja, carregar a própria cama. Agora está livre e pode servir a outros… Chegou carregado, saiu carregando…
O povo ali presente reage positivamente, louvando a Deus, exatamente como fazem muitos salmos de cura. O povo reconhece estar diante de uma novidade absoluta: “Nunca vimos coisa assim!”
EU FALO E VOCÊS PODEM REPETIR: “JESUS,/ VOCÊ CURA TODAS AS PARALISIAS! JESUS,/ VOCÊ CURA AS PESSOAS POR DENTRO E POR FORA!/ ]ESUS,/ CURA AS PARALISIAS / QUE AFLIGEM O NOSSO POVO!/ JESUS,/ HÁ PESSOAS, INFELIZMENTE,/ QUE NÃO QUEREM QUE O POVO/ CAMINHE COM AS PRÓPRIAS PERNAS./ JESUS,/ QUERO SER SOLIDÁRIO/ PARA QUE AS CRIANÇAS,/ A JUVENTUDE/ OS ADULTO.S/SE LIBERTEM/DE SUAS PARALISIAS!/ AMÉM! AMÉM!

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …