Página Inicial / Voz do Pastor / HOMILIA NA “DESPEDIDA DA CRUZ DA JMJ & ÍCONE DE NOSSA SENHORA”

HOMILIA NA “DESPEDIDA DA CRUZ DA JMJ & ÍCONE DE NOSSA SENHORA”

HOMILIA NA “DESPEDIDA DA CRUZ DA JMJ & ÍCONE DE NOSSA SENHORA”
ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ – Dom Milton Santos – Cuiabá, 09/julho/2012
RECEBEMOS, antes de ontem, na Arquidiocese de Cuiabá- aos 07/julho/12 (sábado) – a CRUZ DA JMJ-2013 e o ÍCONE DE NOSSA SENHORA. Os acontecimentos ao redor destes SÍMBOLOS ficarão indeléveis em nossas crônicas fotográficas e virtuais; mais indeléveis as cenas ficarão em nossas mentes para se transformarem em ações sociais e eclesiais/pastorais concretas pelas Crianças e Jovens, principalmente: difícil descrever em palavras as emoções primeiras no dia 07/julho/12 (sábado), em Várzea Grande, MT, às 04:30h… madrugada ainda!, com os sacerdotes e fiéis das 06 (seis) Paróquias.

Aconteceu a primeira caminhada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora até à Paróquia/Matriz de São Sebastião. A baixa temperatura para nós do centro-oeste contrastava com o fervor e calor humanos que  emocionaram e  contagiaram a todos! A lágrima de emoção era difícil de se conter… A Santa Missa no pátio de entrada da Matriz/Paróquia de São Sebastião/Várzea Grande junto ao monumento/recordação de uma Cruz-fac-símile e a pintura do  mega-painel dedicado à Jornada Mundial da Juventude: aquele monumento fala por si nas cores de ressurreição que o mega-painel mostra! Parabéns!… ao artista, Parabéns! E, muito obrigado!… à Paróquia São Sebastião na pessoa do Pe. Carlo Pellegrino, Pároco.
Terceiro momento da presença dos Símbolos da JMJ: a Visita ao Centro Socioeducativo de Cuiabá-MT -, o Pomeri. Os Batedores da Polícia de Trânsito fizeram a escolta muito eficiente até o Pomeri. Ali, a primeira constatação das palavras do Papa Bento XVI: “Deixem que os Jovens toquem na Cruz para que a Cruz toque nos Jovens!…” Aliás, esta frase do Papa os Jovens a transformaram em música… (CANTAR). Três encontros com  estes Símbolos aconteceram no Centro Socioeducativo: dois encontros masculinos e um na ala feminina! Confesso que foi bem difícil segurar alguma lágrima teimosa… Parecia que aqueles rapazes e moças não queriam largar a cruz e se afastarem do Ícone de Nossa Senhora! Os fatos e fotos falam o que as palavras arremedam, não é verdade?
Quarto momento da Cruz da Jornada Mundial da Juventude & do Ícone de Nossa Senhora foi a chegada – em Várzea Grande – na Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Paróquia de Nossa Senhora da Guia – Cuidada pelos Padres Saletinos). Foi uma tarde de orações, pregações… Quanta emoção! Um dia Jesus fez a sua caminhada com a cruz… Era a nossa Cruz, era o nosso sofrimento, a nossa dor! Por isso, hoje queremos carregar com Jesus a nossa cruz e ajudar os outros também a carregarem suas cruzes: com Jesus as nossas cruzes/sofrimentos, e, até o sofrimento-morte, se transformam em vida, em paz, em alegria, afinal, em ressurreição!
Com a presença de Dom Antonio Emídio Vilar – Bispo de Cáceres, MT – também lá aconteceu a caminhada com a Cruz e o Ìcone antes da Santa Missa: a Missa é o Santo Sacrifício da Cruz! A Eucaristia é o momento no qual Jesus é entregue no seu corpo por nós! A Eucaristia é o momento no qual o Sangue de Cristo – no sinal do vinho! – é derramado por todos nós para remissão dos pecados! A Eucaristia é o momento no qual Você que participa… Você faz MEMÓRIA da Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus!
Quinto momento da presença destes dois símbolos aqui diante dos nossos olhos: a carreata que os transportou à Catedral-Basílica do Senhor Bom Jesus, aqui em Cuiabá, para a noite de Vigília dos Jovens. O que é difícil… desafia o jovem, a jovem: não é verdade? Aquela noite em vigília com Jesus e Nossa Senhora se tornou a preparação para o Sexto Momento da presença da Cruz da Jornada Mundial da Juventude & do Ícone de Nossa Senhora: a Caminhada em Via-Sacra até o Memorial Papa João Paulo II: sete quilômetros! A cada estação da Via-Sacra Rapazes e Moças se revezaram para serem outros “Cireneus” no Terceiro Milênio ajudando Jesus no ombro-a-ombro, e, serem outros “João Evangelistas e Marias de Cléofas e Madalena” na solidariedade com os que mais sofrem em tantas cruzes do dia-a-dia! Quanta emoção em lágrimas a juventude ali presente manifestava na caminhada em Via-Sacra de “sete quilômetros” até o Memorial Papa João Paulo II. E, nós temos uma CRUZ que se torna agora, também, uma “cruz da Jornada Mundial da Juventude: A Cruz-Monumento do Memorial Papa João Paulo II:  será para nós – mais ainda!… – o “nosso símbolo em Cuiabá” deste “Beato”, que ao entregar esta Cruz à Juventude de todo o mundo, nos mostra o jeito “hoje” de sermos discípulos-missionários de Deus-Pai; discípulos-Missionários de Jesus; discípulos-missionários do Espírito Santo… mostrando que a Cruz é, apenas, anúncio de RESSURREIÇÃO! Não é verdade? Para nós… este Papa já está canonizado em nosso coração; para nós já é o “Santo João Paulo II, Papa”!!
Como falar do SEXTO momento da presença destes dois símbolos tão queridos que apontam para a Família Trinitária?  Na Cruz está Deus-Pai; está o Filho Jesus obediente até à morte de Cruz; na Cruz está o Espírito Santo que revela o Pai no Filho Jesus; na Cruz está o Espírito Santo que revela Jesus em comunhão infinita com Deus-Pai.
Santa Missa no Memorial Papa João Paulo II com a presença de animação do Pe. Reginaldo Manzotti e algumas músicas do seu repertório evangelizador nos eletrizaram… como dizem os jovens!
Ao final da Santa Missa no Memorial Papa João Paulo II, Pe. Reginaldo Manzotti assumiu o compromisso público de estar entre nós em 2013, no 27º. Vinde & Vede, o qual será para nós o BOTE FÉ-3. Você já está convocado! Você está convocada!
Sétimo momento da presença da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora é o dia de hoje: o Santuário Eucarístico de Nossa Senhora do Bom Despacho! Este é o dia, e, agora o momento da nossa despedida dos Símbolos da Jornada Mundial.
Assim, rezamos neste momento de despedida: Repita comigo!
“DEUS-PAI, concede as graças necessárias/ para que brilhe no rosto de todos os jovens/ a alegria de serem,/ pela força do Espírito/ os evangelizadores/ de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.”
“Ó Cristo, / os jovens, que se alimentam da Eucaristia/ Te ouvem na Palavra/ e Te encontram no irmão, na irmã,/ necessitam de Tua infinita misericórdia/ para percorrer os caminhos do mundo/ como discípulos-missionários/ da nova evangelização!
Ó Espírito Santo, envia Tua luz sobre todos os jovens/ para que,/ impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude,/ levem aos quatro cantos do mundo/ a fé, a esperança e a caridade,/ tornando-se grandes construtores /da cultura da vida e da paz/ e os protagonistas de um mundo novo!/ AMÉM!

Você pode Gostar de:

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …