Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Deus abençoe as famílias!

Deus abençoe as famílias!

De 11  a 18  de Agosto 2013, semana em que celebramos o dia dos Pais, acontecerá a 17ª edição da Semana Nacional da família, Trata-se de um evento religioso que já entrou em  nossa historia e vida eclesial. É uma semana de oração, reflexão e mobilização em defesa dos valores da família.
O tema deste ano é: “A transmissão e educação da fé Cristã na família”. Este eixo temático pretende mostrar a família como a escola da fé,  das virtudes  humanas, cristãs e sociais. O tema nos lembra que a família é a grande transmissora da fé Cristã aos filhos. A Igreja pretende, nesta semana, divulgar ao Máximo o valor da família e incentivar a união dos grupos, movimentos, entidades e Igrejas cristãs que defendem a dignidade e unidade da família. Mais do que nunca precisamos aglutinar e somar as forças em favor da família. Pois, estamos mergulhados numa cultura “anti-família”. No campo político há vários projetos, alguns já aprovados, outros  sendo discutidos. Projetos estes, que ferem a dignidade da vida e da família.
Precisamos proclamar o evangelho da vida e da família, diante das ameaças devastadoras contra a vida, numa sociedade onde reina uma mentalidade contraceptiva e anti-vida.

Com a semana nacional da família, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez, mais que outras Instituições, tem sido colocada em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso, é necessário um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade. Podemos dizer que na família está o DNA da humanidade. Ela é, portanto, o bem maior e o grande capital social da pessoa humana. A família é fonte de alegria, paz e serenidade pessoal. O momento atual exige da nossa ação evangelizadora um profundo e renovado ardor missionário para ajudar as famílias na realização de sua missão na Igreja e no mundo. Pois, sabemos que a família participa do desenvolvimento da sociedade e é o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis. O que fazer de especial na Semana Nacional da família? Contamos com a criatividade das comunidades. Contudo indicamos algumas sugestões: As escolas poderão trabalhar sobre a realidade e os valores da família. As comunidades poderiam, além de intensificar a oração nas pelas famílias, promover estudos e palestras sobre os valores da família ou outros temas de interesses. Importante, também, seria apresentar testemunhos de casais, de famílias, jovens e religiosos. A vida exemplar de muitos casais é o melhor anúncio da boa nova da família! Quantos casais vivem santamente! Quantos casais vivem na fidelidade e na harmonia conjugal! Precisamos exaltar mais os valores e não os desvalores! Exaltemos a família que deu certo e não aquela que não deu certo! Aos filhos recordamos que o bom comportamento, a docilidade, o carinho e a retidão de vida, constituem os elementos confortadores e consoladores do coração de um Pai!
Na semana da família reúna a sua família. Reze e reflita sobre os valores morais e cristãos que devem iluminar a família, a  base da vida. Faça da sua família o santuário da vida,  do amor e da fé.
O livrinho “Hora da família”, da comissão nacional da família, é um precioso instrumento de agilização e celebração da semana. Este livrinho é encontrado em todas as Paróquias da arquidiocese.
Que Deus guarde e abençoe nossas famílias!

Pe Deusdédit M. Almeida, é Pároco da P. Coração Imaculado de Maria e assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …