Página Inicial / Notícias / Diálogo Inter-religioso

Diálogo Inter-religioso

O presidente e o secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, respectivamente, cardeal Jean-Louis Tauran e padre Miguel Ángel Ayuso Guixot, divulgaram o livro “O diálogo inter-religioso no ensinamento da Igreja Católica”, de autoria do bispo Francesco Gioia, que também esteve presente no evento. O lançamento ocorreu hoje, 12, na Sala de Imprensa da Santa Sé.
O livro apresenta, tanto aos fiéis católicos como aos seguidores de outras religiões, o pensamento oficial da Igreja, segundo o espírito da “Nostra Aetate”, documento elaborado durante o Concílio Vaticano II que fala sobre a aproximação da Igreja Católica com outras religiões, a fim de promover o diálogo e a mútua colaboração.
O volume, que contém mais de duas mil páginas, compreende uma coleção de textos conciliares, encíclicas, exortações apostólicas e discursos proferidos desde o pontificado de João XXIII a Bento XVI. Também há documentos dos setores da Cúria Romana relativos ao diálogo inter-religioso. Ao todo, são 909 documentos dos quais sete são conciliares. Segundo o cardeal Tauran, o livro oferece fácil acesso ao método e aos fundamentos teológicos do diálogo inter-religioso ensinado e praticado no Magistério da Igreja Católica.
“A novidade consiste na coleção de textos de Bento XVI, cuja contribuição foi decisiva. Em sete anos de pontificado, se contam 188 discursos de Bento XVI sobre o diálogo inter-religioso se comparado aos 591 do papa João Paulo II em mais de um quarto de século”, explica. “A atenção a este problema foi constante e crescente nos dois pontificados. Bento XVI propôs o ‘diálogo da caridade na verdade’. Um ano depois do discurso de Ratisbona, 38 muçulmanos eruditos escreveram ao papa um documento que expôs os princípios do Islã e manifestava o desejo da compreensão mútua e de uma relação entre o Islã e o cristianismo baseada no amor de Deus e ao próximo. O resultado da iniciativa foi a criação de um Foro islâmico-cristão, que continua a existir na atualidade”, acrescentou o cardeal.

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …