Página Inicial / Voz do Pastor / HOMILIA 28º VINDE E VEDE-2014 – Domingo

HOMILIA – 28º. VINDE & VEDE-2014 – Domingo
Dom Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá 02/MARÇO/2014

INÍCIO DA SANTA MISSA:
ESTE 28° VINDE & VEDE-2014 quer ser para nós o “dia seguinte”, o “Day after”. Assim, como ontem no MICARECRISTO, com a presença tão expressiva de jovens, hoje também estamos transformando o Memorial Papa João Paulo II na “Praia  de Copacabana do Rio Janeiro em Cuiabá”, uma “Praia de Copacabana de Crianças, Jovens, Famílias; fiéis de tantos lugares… de perto, de longe!” Quem veio de Várzea Grande, levante a mão! Bem-Vindos! Quem é de Cuiabá… Bem-Vindos! Levante a mão quem veio de fora de Várzea Grande e fora de Cuiabá! Bem-Vindos!

Entenda o CENÁRIO deste 28° VINDE & VEDE-2014! 1) OLHE PARA O CRUCIFIXO: foi um presente para a Arquidiocese de Cuiabá! Este presente chegou com um bilhete que dizia: “DOM MILTON, ATENDENDO AO DESEJO DO CÉU, NOSSA SENHORA DO PANTANAL LHE PRESENTEOU O CRISTO… QUE IRÁ ABRAÇAR A MULTIDÃO QUE O ACOMPANHARÁ. NOSSA DO PANTANAL DISSE QUE O SENHOR SABERÁ ONDE ELE DEVE FICAR!” INTERPRETEI: “… ENTÃO, DEVE FICAR NO MEMORIAL PAPA JOÃO PAULO II!!”
2) AO LADO do CRUCIFIXO está a imagem de madeiro que Dom Milton trouxe de Roma em outubro/2013 com a RELÍQUIA DE PRIMEIRO GRAU DO PAPA JOÃO PAULO II, isto é, no dia 13 de maio/1981, na Praça de São Pedro/Vaticano o Papa sofreu um atentado levando um tiro. Suas vestes ficaram ensanguentadas… Fui pessoalmente à Basílica Lateranense e conseguimos este presente: um pedacinho da roupa do Papa João Paulo II embebida do seu sangue! CONFIRA NO TELÃO!
3) No dia 13 de maio de 2000 – dia no qual fui nomeado Bispo Diocesano de Corumbá – o Papa João Paulo II foi a FÁTIMA/PORTUGAL para levar como “presente de gratidão” a Deus por intermédio de Nossa Senhora a “BALA” que o atingiu no atentado. Esta “BALA” está na coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
4) Ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima Você esta foto – um totem! – é a foto da imagem do Papa João Paulo II em madeira que está com a Relíquia de sua roupa embebida do seu sangue!
Por isso, se Você decidir, peça neste 28° VINDE & VEDE que o Espírito Santo – Médico de nossa alma – que Ele inicie uma “transfusão da gotinha do sangue da santidade do Papa João Paulo II” para sermos como ele tanto pediu… sermos “Igreja neste novo milênio olhando para frente… na unidade da comunhão!
5) Então, nesta UNIDADE DA COMUNHÃO – cantando –
vamos acolher a mais linda Família que vive assim… na UNIDADE DA COMUNHÃO: A SANTÍSSIMA TRINDADE!

HOMILIA
Estamos fazendo deste 28° VINDE & VEDE-2014 o “DAY AFTER”, O “DIA SEGUINTE” DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO… agora acontecendo aqui! Nestes últimos dias que antecederam a este VINDE & VEDE-2014 iniciamos um estilo de juventude em redes sociais. Para nos comunicarmos iniciamos o ROLECRISTO… Você quer fazer parte? Então, entre no ROLECRISTO! Temos um “HINO” – “A GUERRA DOS MENINOS” (Roberto Carlos) interpretada pelo Padre Salesiano Cantor: PADRE JOÃO CARLOS… a sua sobrinha o acompanha representando a Juventude!
Veja esta realidade retratada pela música “A guerra dos meninos (R. Carlos): “De todos os lugares vinham aos milhares e em pouco tempo eram milhões, invadindo ruas, campos e cidades espalhando AMOR AOS CORAÇÕES.”  Não podemos perder o pique, o dinamismo e entusiasmo da Jornada Mundial da Juventude:
– JOVEM EVANGELIZA JOVEM!
– A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE FOI UM “SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS!”
Faça comigo agora uma rápido passeio, um “passeio-flash” com Deus que nos fala na Liturgia da Palavra. Na primeira leitura de Isaías Deus lhe dá um recado: “EU NÃO ME ESQUECEREI DE VOCÊ!” Deus fala bem assim: “Acaso pode a Mãe esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter compaixão do fruto de seu ventre?” Se acontecesse, não é verdade? – seria contra a natureza! E, Deus diz para Você: “Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de Você!” Tenho a certeza de que Você veio participar deste 28° VINDE & VEDE-2014 e quer até gritar do fundo do seu coração para Deus:
– ´DEUS, NÃO ME ESQUECEREI DE VOCÊ!`
Convido Você a prestar um pouquinho de atenção no Evangelho de hoje! Jesus está fazendo o chamado “Sermão da Montanha”… Afinal, Jesus está dizendo: “FELIZES SERÃO VOCÊS SE PRECISAREM DE DEUS!” – ISTO SIGNIFICA “SER POBRE DE ESPÍRITO!” Às vezes tomamos a atitude de “não precisar de Deus!” Parece dizer que Deus é um “quebra-galho”: nos dirigimos a Ele quando nos sentimos “galhos quebrados!!” No dia-a-dia, às vezes, ou, quantas vezes… nos preocupamos, nos estressamos… com o comer, o beber, o vestir…, isto é, seguir a moda se torna uma preocupação estressante!
Então, Jesus  diz para Você:
“A VIDA VALE MAIS QUE O ALIMENTO!” “O CORPO VALE MAIS DO QUE A ROUPA!”
Você percebe? Ouça o que o Livro da Bíblia – o Eclesiástico  diz: “As preocupações do dia não deixam dormir, e são piores que doença grave para tirar o sono!” (Eclo 31,1-2)
Hoje reconhecemos que as preocupações, longe de prolongar a vida, a encurtam drasticamente.
Jesus pede para a gente mudar o objeto  da preocupação, ou seja, passar do estresse pela comida, do estresse pela bebida, ou, do estresse pela roupa, ao compromisso com a justiça do Reino. Então, diga comigo:
– DEUS,/ QUERO TER “OS PÉS NO CHÃO:/ SER REALISTA!/ QUERO TER O CORAÇÃO EM DEUS:/ É A NOSSA MÍSTICA!
– DEUS,/ QUERO TER MÃOS E BRAÇOS ABERTOS/ PARA SERVIR PREFERENCIALMENTE/ QUEM MAIS NECESSITA AO MEU LADO.
No Evangelho de hoje Jesus nos dá um imperativo para vencer o estresse das preocupações da comida, o estresse da bebida e do vestir. São coisas necessárias: a comida, o beber, o vestir… Mas, equilibrar estas e outras preocupações no dia-a-dia é só fazer assim… vamos cantar:
“BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA; E TUDO MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO…ALELUIA! ALELUIA!

Dia de Finados e a esperança na ressurreição

O dia 2 de novembro é dedicado à comemoração de todos os fiéis defuntos, aqueles …