Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – Ascensão do Senhor

LITURGIA – Ascensão do Senhor

“Homens da Galiléia, por que ficais olhando para o céu?”

1.Introdução.
Celebramos a “Festa da Ascensão” – Jesus entra na glória e senta ao lado direito do Pai. Não é festa de despedida; pelo contrário, é o início da missão da Igreja, agora, animada pelo Espírito Santo. Diz Santo Agostinho: “Não abandonou o céu quando de lá desceu até nós e nem se afastou de nós quando, novamente, subiu ao céu!” Apenas reassumiu a glória que teve desde sempre!

2.Palavra de Deus.
At 1,1-11 – Passados 40 dias após Ressurreição, Jesus se despede dos Apóstolos confiando-lhes a missão de evangelizar a todos os povos, até os confins da terra. Agora, é aguardar o Espírito Santo para iniciar a missão!

Ef 1,17-23 – Deus glorificou seu Filho Jesus colocando-o acima de qualquer autoridade ou poder e, ao mesmo tempo, garante que seremos participantes de sua glória.

Mt 28,16-20 – A missão de Jesus limitou-se às ovelhas perdidas de Israel; mas, agora, os Apóstolos devem fazer todos os povos seus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

3.Reflexão.
Jesus iniciou sua missão na Galiléia e, hoje, é na Galiléia que Ele entra na glória e inaugura o novo jeito de sua presença na Igreja. Jesus não se despede da Igreja! Toma acento na glória, à direita de Deus Pai, e anima a Igreja (ainda peregrina na terra) mediante o envio do Espírito Santo: “Sereis batizados com o Espírito dentro de poucos dias!” (At 1,6).

Hoje, inaugura-se uma nova etapa para a Igreja: Ela oprecisa conquistar o mundo para Jesus Cristo e batizar os convertidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Agora é nossa vez de realizar os milagres de Jesus e de dar testemunho de sua ressurreição e de seu Reino universal. Ele é o Senhor!

Jesus não se despede da Igreja, mas assume a cadeira à direita do Pai e garante a participação nesta glória a todos os que lhe são fieis e colaboradores: “A gloria de Jesus faz parte da herança destinada a seus discípulos!” Seremos glorificados com Ele no céu!

Por isso, não fiquemos olhando para o céu! É necessário arregaçar as mangas, calçar as sandálias, correr o mundo e conquistá-lo para Jesus Cristo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra”! Por tanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos… (Mt 28,18-19).

“Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos!”

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …